Fiat Pulse e Fastback ficam mais econômicos como híbridos; veja o quanto
A Fiat mais uma vez puxou a fila em inovações no Brasil e assim inseriu a tecnologia híbrida entre as marcas tradicionais em carros de volume. Agora, Fiat Fastback e Pulse contam com as versões Audace e Impetus com motorização híbrida. Mas além do conjunto misto, o que chamou atenção foram os números de consumo dos SUVs.
Com a atualização, o motor elétrico basicamente substituiu o alternador e motor de partida dos SUVs. Essa troca vai contribuir para um menor número de emissões de poluentes, além de deixar Pulse e Fastback mais econômicos.
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Em termos de ciclo urbano, o Pulse apresentou uma melhora de até 19% na gasolina. Já no etanol, a economia de combustível ficou em 10,7%. Da mesma forma, o Fastback também apresentou um melhor consumo no ciclo urbano. O SUV atingiu até 11,5% de melhora no gasto com combustível.
Abaixo, os números dos dados de consumo do Inmetro antes e depois da atualização híbrida nos SUVs:
Fiat Pulse Audace e Impetus Hybrid 2025 - consumo
Etanol
8.4 km/l na cidade e 10. 2 km/l na estrada
9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada (híbrido) – melhora na cidade de 10,7%
Gasolina
12,1 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada
13,4 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada (híbrido) – melhora na cidade de 19%
Fiat Fastback Impetus Hybrid 2025 – consumo
Etanol
8.1 km/l na cidade e 9.7 km/l na estrada
8,9 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada (híbrido) – melhora de até 9,88%
Gasolina
11.3 km/l na cidade e 13.9 km/l na estrada
12,6 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada (híbrido) - melhora de 11,5% na cidade
Fiat Fastback Audace Hybrid 2025 – consumo
Etanol
8.4 km/l na cidade e 10.2 km/l na estrada
8,9 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada (híbrido) – 5,95 % de melhora na cidade
Gasolina
11.9 km/l na cidade e 14.6 km/l na estrada
12,6 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada (híbrido) – Até 5,88% de melhora na cidade
Por que o consumo rodoviário não melhorou?
Pulse e Fastback chegam como híbrido-leve, o motor 1.0 turbo flex de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque trabalha com um pequeno motor elétrico de 3 kw (4 cavalos). A usina elétrica é abastecida por duas baterias de 12V, uma localizada embaixo do banco do motorista e outra no cofre do motor.
O motor elétrico substitui o alternador e o motor de partida para auxiliar o trem de força a combustão em baixas velocidades, ou seja, saídas e acelerações. Por isso, a melhora no consumo urbano, pois o gasto maior de um motor a combustão é em baixas velocidades.
Em altas velocidades, o motor turbo segue atuando como antes, mas sem o auxílio do motor elétrico. Afinal, estamos falando de um híbrido no qual o sistema elétrico não atua como um motor de tração.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.