Fiat Pulse e Fastback híbridos serão 20% mais econômicos, promete fabricante
A Mobiauto já havia antecipado a chegada dos Fiat Pulse e Fastback híbridos. Os dois SUVs ganharam o sistema que ajuda na economia de combustível e na redução da emissão de poluentes em novembro.
Você pode se interessar por:
- Flagra: Fiat Fiorino em testes indica novidade para o Fiat Mobi
- Fiat Toro Volcano: O que você precisa saber antes de comprar
- Por que o Fiat Cronos ultrapassou o Pulse nas vendas?
- Novo Fiat Argo? Grande Panda é revelado e dá dicas do futuro no Brasil
Agora, a marca italiana já começou a divulgação dos modelos para os concessionários. Um comunicado postado pela conta Mundo Drive no Instagram revela que os dois modelos serão oferecidos na cor Azul Malfitani, que esteve presente no Pulse, mas foi retirada do catálogo.
No entanto, a grande novidade fica para o consumo. Segundo o comunicado, os SUVs estão até 20% mais econômicos. Considerando que o sistema híbrido funciona melhor na cidade, o Pulse sairá de 8,5 km/l com etanol para 10,2 km/l, enquanto na gasolina o consumo sairá de 12 km/l para 13,6 km/l. É possível que exista alguma melhoria no consumo rodoviário também.
No caso do Fastback, o consumo sairá de 8,1 km/l com etanol na cidade para 9,7 km/l, enquanto com gasolina o número subirá de 11,3 km/l para 13,5 km/l.
Vale lembrar que ambos os consumos são das versões com o motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 20,4 kgfm de torque que equipam atualmente os dois SUVs e somada a promessa de melhoria de 20% da Fiat.
O sistema híbrido em questão é um considerado um híbrido leve de baixa complexidade, uma vez que estamos falando de um conjunto de 12V. Em geral, os sistemas híbridos leves trocam o motor de arranque e o alternador por um pequeno motor elétrico, que não traciona as rodas e costumam ajudar mais no nível de emissão de poluentes do que no consumo de combustível.
A motivação das fabricantes para acelerar a introdução de híbridos no mercado brasileiro está na oitava fase do Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. Nesta fase, que começa a valer em 2025, o controle de emissões será mais rigoroso.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.