Fiat Toro 2022 será só automática: de R$ 114.590 a R$ 187.490, veja versões

Picape passa pela primeira reestilização de meia vida, já com mudanças profundas na motorização, na cabine e nos equipamentos, e com dois tipos de grade
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22.04.2021 às 13:11 • Atualizado em 29.05.2024
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Picape passa pela primeira reestilização de meia vida, já com mudanças profundas na motorização, na cabine e nos equipamentos, e com dois tipos de grade

A Fiat Toro resolveu se prevenir bem contra possíveis rivais que ainda nem chegaram ao Brasil, caso de Hyundai Santa Cruz, Ford Maverick e, possivelmente, VW Tarok. Para tanto, a Stellantis promoveu uma reestilização de meia vida que mudará o visual dianteiro – com direito a duas opções de grade -, a cabine e o coração da picape. A chegada às lojas começa nesta semana.

Como já dito, a Toro 2022 terá “duas caras”. A primeira, mais parecida com a do modelo atual, comporá as versões Endurance, Freedom e Volcano flex ou diesel. Ainda assim, trará faróis mais afilados no nível inferior (nas opções full-LED), integrados a uma grade ligeiramente achatada e que agora integra o novo logotipo da marca. Um anel cromado contorna as peças a partir da versão Freedom.

Picape passa pela primeira reestilização de meia vida, já com mudanças profundas na motorização, na cabine e nos equipamentos, e com dois tipos de grade

Na parte de cima, as luzes diurnas de LED seguem com o mesmo desenho, mas agora incorporam as luzes de mudança de direção. Quando o condutor dá a seta, a iluminação muda do branco para o âmbar piscante. Depois, volta para o branco. Ao mesmo tempo, a base do para-choque e o desenho dos faróis de neblina, também de LED, estão redesenhados e são padrão em todas as versões.

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Picape passa pela primeira reestilização de meia vida, já com mudanças profundas na motorização, na cabine e nos equipamentos, e com dois tipos de grade

Nas configurações de topo, Ultra e Ranch 4x4 diesel, a grade será maior e do tipo hexagonal, com um amplo contorno que será em preto fosco na versão Ultra e cromado na Ranch. Também trocará as divisórias internas horizontais por outras do tipo colmeia. O capô também teve seus traços ligeiramente alterados de maneira igual em toda a gama.

Nas laterais, a principal mudança está nas rodas, com cinco novas opções de 16 a 18 polegadas, que comporão as versões Freedom, Volcano, Ranch e Ultra. Apenas a configuração de entrada, Endurane, seguirá com jogos de desenho antigo e 16 polegadas. A traseira, por sua vez, é idêntica à do modelo anterior, incluindo lanternas de LED e porta da caçamba com abertura lateral bipartida.

Por dentro, a Toro segue com os difusores de ar laterais, o porta-luvas, quase todo o topo do painel, a manopla de câmbio e o volante inalterados (muda apenas o emblema da Fiat ao centro), mas as faixas do miolo do painel, as saídas de ar centrais, boa parte do console central e as guarnições das portas foram modificadas.

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Nos painéis das portas, por exemplo, a picape ganhou puxadores de porta convencionais, integrados aos apoios de braço, e não mais através de barra diagonal independente como antes. Além disso, a marca investiu num console central com o dobro de volume para depositar quinquilharias, formando 26 litros de volume nos compartimentos internos para objetos.

Picape passa pela primeira reestilização de meia vida, já com mudanças profundas na motorização, na cabine e nos equipamentos, e com dois tipos de grade

A grande novidade, porém, estará na presença de quadro de instrumentos digital de 7 polegadas e na central multimídia UConnect com tela vertical de 10,1 polegadas nas versões de topo, incluindo projeção de celulares via Apple CarPlay e Android Auto sem fio, entradas USB-C, carregador de celular por indução, Wi-Fi através de chip nativo da operadora Tim (pago à parte, igual em Renegade e Compass), e o sistema Fiat Connect Me, equivalente ao Jeep Adventure Intelligence (incluindo os comandos remotos via Alexa).

Picape passa pela primeira reestilização de meia vida, já com mudanças profundas na motorização, na cabine e nos equipamentos, e com dois tipos de grade

Nas versões intermediárias, o sistema de entretenimento será horizontal de 8,4 polegadas, mas também deve oferecer projeção via Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Nas de entrada, terá 7 polegadas, sem possibilidade de instalar o Fiat Connect Me. Nessa opção, a conexão demandará o uso de cabo.

Picape passa pela primeira reestilização de meia vida, já com mudanças profundas na motorização, na cabine e nos equipamentos, e com dois tipos de grade

Confira a lista completa de versões e preços, lembrando que no estado de São Paulo os valores serão maiores por conta da alíquota de ICMS mais aplicada naquele estado:

Toro Endurance 1.8 flex AT6 2022 – R$ 114.490
Toro Endurance Turbo 270 flex AT6 2022 – R$ 119.590
Toro Endurance Turbo Diesel 4x4 AT9 2022 – R$ 152.990
Toro Freedom Turbo 270 flex AT6 2022 – R$ 131.890
Toro Freedom Turbo Diesel 4x4 AT9 2022 – R$ 161.390
Toro Volcano Turbo 270 flex AT6 2022 – R$ 144.990
Toro Volcano Turbo Diesel 4x4 AT9 2022 – R$ 177.690
Toro Ranch Turbo Diesel 4x4 AT9 2022 – R$ 185.490
Toro Ultra Turbo Diesel 4x4 AT9 2022 – R$ 187.490

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Motorização e mecânica

Picape passa pela primeira reestilização de meia vida, já com mudanças profundas na motorização, na cabine e nos equipamentos, e com dois tipos de grade

Acredite se quiser: a opção Endurance mais barata manterá o velho motor 1.8 E.torQ flex, naturalmente aspirado, com 135/139 cv de potência e 18,8/19,3 kgfm (gasolina/etanol). Porém, já nela o câmbio será automático de seis marchas fornecido pela Aisin.

Na sequência vêm as configurações Endurance, Freedom e Volcano Turbo 270 flex, com o novíssimo propulsor 1.3 turboflex de 180/185 cv e 27,5 kgfm, dotado de injeção direta e sistema MultiAir, que controla a variação de tempo e amplitude da abertura das válvulas de admissão no cabeçote. Tal usina também está presente no novo Compass e vem sempre aliada à caixa automática de seis velocidades.

Picape passa pela primeira reestilização de meia vida, já com mudanças profundas na motorização, na cabine e nos equipamentos, e com dois tipos de grade

As variantes Endurance, Freedom e Volcano também receberão o já conhecido 2.0 MultiJet de 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, incluindo tração 4x4 com reduzida, diferentes modos de condução a depender do terreno, bloqueio de diferencial e câmbio automático de nove marchas fornecido pela ZF. Além delas, as opções de topo Ranch e Ultra são sempre turbodiesel.

Mecanicamente, a Toro 2022 manteve os sistemas de transmissão já conhecidos, assim como o conjunto de suspensões com jogo McPherson na dianteira e multibraço na traseira, e os freios a disco na frente, mas ainda usando tambores nas rodas traseiras. Já o estepe passa a ser do tipo temporário em todas as versões, mesmo as 4x4 a diesel.

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Por fim, houve um rearranjo na base do para-choque dianteiro para melhorar o ângulo de ataque da Toro 2022, que agora é de 24,8 graus nas versões flex e 25,3 graus nas movidas a diesel. E o diâmetro de giro, antes em quase infindáveis 12,9 metros nas versões diesel (mais até do que algumas picapes médias) foi para 12,4 m. Na 1.8, baixou de 12,2 para 11,9 m. Porém, nas turboflex ele segue em 12,2 m.

A capacidade de carga é de 650 kg na versão Endurance com motor 1.8 aspirado, sendo 750 kg em todas as variantes Turbo 270 flex e 1 tonelada nas opções 2.0 turbodiesel. 

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Itens de série

Picape passa pela primeira reestilização de meia vida, já com mudanças profundas na motorização, na cabine e nos equipamentos, e com dois tipos de grade

A Toro 2022 manterá a plataforma Small Wide, a mesma que dá vida também aos irmãos Jeep Renegade e Compass. Estes são os principais equipamentos de fábrica da versão Endurance, seja com motor 1.8 aspirado, 1.3 turbo flex ou 2.0 turbodiesel:

Faróis halógenos com luzes diurnas (incluindo luzes direcionais) e de neblina em LED; lanternas traseiras em LED; grade em preto fosco; falso quebra-mato no para-choque em preto fosco; seis airbags (frontais, laterais e de cortina); alarme; quadro de instrumentos digital de 7 polegadas; controles de estabilidade e tração; assistente de subida em rampas; direção elétrica progressiva; central multimídia UConnect de 7” com projeção de celulares via cabo; travas e vidros elétricos nas quarto portas; vidros com um-toque e antiesmagamento; retrovisores externos elétricos com tilt down no direito; ar-condicionado; volante multifuncional; controle de cruzeiro; sensores traseiros de estacionamento; banco do motorista com ajuste manual de altura; caçamba com iluminação, revestimento aderente, porta-escada e tampa com abertura lateral bipartida elétrica; rodas de liga leve aro 16.

Picape passa pela primeira reestilização de meia vida, já com mudanças profundas na motorização, na cabine e nos equipamentos, e com dois tipos de grade

A versão Freedom, seja com motor turboflex ou turbodiesel, acrescenta ao pacote anterior: anel cromado na grade; faróis full-LED; central multimídia de 8,4 polegadas com projeção de celulares via Apple CarPlay e Android Auto sem fio; câmera de ré; bloqueio de diferencial dianteiro eletrônico e-Locker (tecla TC+) na opção flex; USBs frontais tipos A e C; volante revestido em couro; borboletas para troca de marchas na coluna de direção; console central com apoio de braço no topo do porta-objetos; barras longitudinais de teto; capota marítima; maçanetas e retrovisores na cor do veículo; rodas de liga leve aro 17.

Picape passa pela primeira reestilização de meia vida, já com mudanças profundas na motorização, na cabine e nos equipamentos, e com dois tipos de grade

A versão Volcano, seja com motor turboflex ou turbodiesel, acrescenta ao pacote anterior: falso quebra-mato do para-choque na cor preta; sétimo airbag (de joelho para o motorista); sistema de conectividade Fiat Connect Me, com possibilidade de Wi-Fi a bordo (pago à parte); chave com sensor presencial e partida remota do motor; carregador de celular por indução; sensores dianteiros de estacionamento; faróis e limpadores de para-brisa automáticos; retrovisores externos com rebatimento elétrico; bancos em couro; banco do motorista com regulagem elétrica; porta-objetos no banco do passageiro; iluminação ambiente interna em LED; maçanetas e molduras cromadas; rodas de liga leve aro 18; pneus ATR de uso misto na versão a diesel.

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A configuração Ranch acrescenta ao pacote anterior: grade exclusiva; contorno da grade, logotipo, capas dos retrovisores, barras longitudinais de teto e barras verticais do santantônio cromadas; faróis com comutação automática de farol alto; central multimídia vertical de 10,1 polegadas; frenagem autônoma emergencial; assistente de permanência em faixa; estribos laterais; pneus ATR de uso misto; painel com faixas em tom marrom; bancos em couro marrom com costuras cruzadas na faixa interna e nome da versão bordado nos encostos lombares dianteiros; barra de proteção no vidro traseiro; para-barro; tapetes e carpete bordados alusivos à versão.

Picape passa pela primeira reestilização de meia vida, já com mudanças profundas na motorização, na cabine e nos equipamentos, e com dois tipos de grade

A configuração Ultra acrescenta ao pacote anterior: mesma grade da versão Ranch, porém escurecida; contorno da grade, logotipo, capas dos retrovisores, barras longitudinais de teto escurecidos, rodas e estribos escurecidos; falso quebra-mato do para-choque na cor preta; capota rígida na cor da carroceria com santantônio integrado; bancos em couro preto com nome da versão bordado nos encostos lombares dianteiros; bolsa de carga na caçamba; rodas de liga leve aro 17 com pneus ATR.

Além dos itens de série, a Toro 2022 oferecerá mais de 60 acessórios oficiais da marca Mopar.

 

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