Fiat Uno pode renascer como SUV gringo elétrico com base Peugeot
Lembra quando Sherlock Holmes forjou sua própria morte no último episódio da segunda temporada da série Sherlock? Na temporada seguinte, o detetive aparece melhor do que nunca, depois de ter levado muitos fãs às lágrimas.
Parece que podemos ver um episódio parecido com o Fiat Uno, renascendo como um SUV na Europa pouco tempo depois de sair de linha no Brasil, com direito a versão de despedida.
O icônico Uno se aposentou depois de 37 anos no Brasil. A despedida foi saudosa. A Fiat fez até uma animação em vídeo para relembrar os principais momentos do seu modelo, que terminou com um gracioso “ciao”, que em italiano serve para dizer adeus e também olá.
Sim, é pura especulação. Mas temos outros indícios. A Fiat, por exemplo, já falou que poderia resgatar nomes de modelos clássicos para batizar novos carros. O protótipo flagrado camuflado será um SUV inédito, que o site Carscoops aponta como possível sucessor do Punto na Europa, que a fabricante italiana prometeu para 2023.
Mesmo camuflado, é possível perceber que as proporções, linhas, faróis e lanternas são muito parecidas com as do Opel Mokka, lançado na Europa em 2021.
Leia também: Fiat Uno Ciao é a despedida de um dos maiores ícones das ruas brasileiras
A Opel, que já pertenceu à General Motors e compartilhou muitos carros com a Chevrolet no Brasil nos anos 1990 e 2000, foi adquirida pelo grupo PSA (Peugeot-Citroën) em 2017 e, hoje, pertence ao grupo Stellantis.
Essa união promete muitos modelos novos. O que se especula é que o novo SUV da Fiat será feito sobre a plataforma CMP, como o Peugeot 2008, Citroen C4 e o Opel Mokka. Sendo assim, o sucessor do Fiat Punto seria um SUV e não um hatch, o que faz sentido considerando as preferências mais recentes do público.
O modelo novo nós já temos. Já o nome… De todas as possibilidades que a Fiat poderia escolher, o Uno ganhou peso recentemente entre a imprensa europeia. Afinal, ele não foi um sucesso apenas na América Latina, onde se tornou o carro mais vendido da história da marca. Para os europeus, ele também é inesquecível.
Leia também: Fiat tira internet da Toro por falta de chip e dá revisões grátis no lugar
Outra curiosidade está no tipo de motorização esse modelo usaria. Considerando os planos de eletrificação da Stellantis, a aposta mais certeira seria um propulsor 100% elétrico, já que a plataforma CMP não tem capacidade para um sistema híbrido.
Por enquanto, tudo que temos ainda é um monte de nada. Sem nome, sem motor e sem informações se há planos do modelo vir para o Brasil um dia. Um ótimo caso para Sherlock Holmes. Nós mortais, aguardamos os próximos pronunciamentos da Stellantis.
Imagens: Kleber Pinho @kdesignag / Carscoops
Você também pode se interessar por:
Cinco razões para o Jeep Renegade 4x4 trocar o motor diesel pelo flex
Como a Fiat fez um motor 1.3 ser o turboflex mais forte do mundo
Fiat Strada automática enfim é revelada, já acima de R$ 110.000
O engenheiro que ajudou o Fiat Uno a nascer e se aposenta junto com ele
0
A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.