Chevrolet Onix vai virar SUV para assustar novos rivais; entenda
O Tracker é o SUV do Chevrolet Onix? A resposta é sim. No entanto, a marca americana se prepara para trazer ao mercado um novo modelo, que será fabricado em Gravataí, no Rio Grande do Sul, mesmo local onde são produzidos os hatch e sedan da família, para ficar posicionado abaixo do Tracker.
A ideia da marca é posicionar o novo SUV no degrau de entrada do segmento. Isso quer dizer que ele terá preços entre R$ 100 mil e R$ 130 mil para enfrentar Renault Kardian, VW A0SUV, Fiat Pulse, Honda WR-V, Toyota Yaris Cross e o modelo que a Nissan ainda lançará.
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Para isso, a Chevrolet usará boa parte da estrutura do Onix para criar um SUV. Podemos esperar, claro, pela plataforma GEM e peças compartilhadas. Ao que tudo indica é que a relação do modelo com o hatch será a que vemos entre Pulse e Argo.
Ou seja, a frente deve ser elevada, as suspensões também, e o modelo ganhará apliques nas cais de roda para ficar mais largo e forma de SUV. No entanto, interior e peças estruturais, como colunas A e B, por exemplo, devem ser mantidas do modelo de entrada da Chevrolet.
Mais detalhes você pode conferir em mais um vídeo do nosso quadro no Youtube, o “O Que Vem Pra Pista”:
Para assustar os novos rivais, além de vestir uma nova roupagem, o Onix deve manter medidas comedidas para não tomar os clientes do Tracker. Dito isso, podemos esperar por um entre-eixos de 2,55 m para não invadir os 2,57 m que tem o SUV da marca já vendido por aqui.
O motor deve ser o mesmo 1.0 turbo flex de até 116 cv de potência e até 16,8 kgfm de torque, e o SUV do Onix deve ter versões manuais e automáticas de seis marchas. De acordo com o jornalista Fernando Calmon, o modelo já chegará com motorização híbrida-flex.
Mobiauto acredita que o conjunto será formado pelo motor 1.0 já citado acima e um elétrico no lugar do motor de partida e alternador para auxiliar o veículo nas arrancadas e em velocidade de cruzeiro. Basicamente um micro-híbrido, como é o Kia Stonic. Assim, teremos mais torque e potência.
O projeto faz parte do investimento de R$ 1,2 bilhão aplicado na fábrica, e servirá também para renovar a família Onix. A previsão é de o modelo ser lançado em 2026.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.