Novo Neta Aya chegou e quer roubar vendas de BYD Dolphin e Dolphin Mini

Com preços e versões divulgadas, o Aya chega para brigar no segmento de entrada dos elétricos
Vinicius Moreira
Por
07.08.2024 às 20:31
Compartilhe:
Com preços e versões divulgadas, o Aya chega para brigar no segmento de entrada dos elétricos

A Neta é mais uma marcha chinesa a desembarcar no Brasil. Confirmada há algum tempo para o nosso mercado, a montadora divulgou os preços e versões do Neta Aya, que chega para rivalizar com BYD Dolphin, Dolphin Mini, Caoa Chery iCar, JAC e-JS1 e até com Renault Kwid E-Tech em nosso mercado.

Você também pode se interessar:

No Brasil, o Neta Aya chega em duas versões, sendo elas Comfort e Luxury por R$ 124.900 e R$ 134.900, respectivamente.

A Mobiauto já tinha anunciado a chegada da marca ao Brasil neste outro artigo. Além disso, a montadora vai adotar um regime diferente de GWM e BYD, semelhante ao que a Caoa Chery faz.

Como é o Neta Aya?

Concorrente direto do Dolphin em dimensões, o Aya tem poucas diferenças entre as duas versões. Basicamente, a opção de topo recebe os seguintes sistemas de assistência:

  • Câmera de alta resolução
  • Alerta de colisão frontal
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Alerta de mudança de faixa
  • Piloto automático adaptativo
  • Assistente de permanência em faixa
  • Assistente de farol alto

De acordo com a montadora chinesa, tanto os faróis como a lanterna traseira, que é inteiriça e iluminada, são Full LED. O elétrico chega com quatro cores disponíveis: Bege, Azul, Cinza e Branco.

Em medidas, o Aya tem 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,54 m de altura e 2,42 m de entre-eixos (8 cm a menos que o Dolphin Mini). A capacidade de carga do porta-malas é de 335 litros e até 588 litros com os bancos rebatidos. Por falar em bancos, o Aya está homologado para quatro lugares, assim como o Dolphin Mini quando chegou ao Brasil.

O Aya tem tração dianteira e freios a discos sólidos na dianteira e traseira. A suspensão é McPherson na frente e eixo de torção, na traseira.

No interior, o acabamento é feito em couro sintético para os bancos e nos encostos de braços nas portas. O painel recebe uma imitação de aço escovado e o restante em plástico. O elétrico tem ar-condicionado digital também.

Já o painel de instrumentos é digital de 12 polegadas e a central multimídia tem 14,6 polegadas. O seletor de câmbio é por meio de alavanca atrás do volante ao melhor estilo Mercedes-Benz.

Em ambas as versões, o Aya é equipado com um motor elétrico de tração dianteira, o qual oferta até 95 cavalos de potência e 15,3 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 12 segundos.

A bateria é de 40,7 KWh e pode receber até 6,6 KW de carregamento. Ela também entrega uma autonomia de 263 km, já no ciclo do Inmetro. Em carga lenta, o Aya pode levar de 6 a 8 horas para sair de 0 a 100% de carga, enquanto em carga rápida o tempo é cerca de 30 minutos de 30% a 80%.   

O Aya ainda oferece o sistema one pedal, que aciona automaticamente a frenagem quando o motorista tira o pé do acelerador, além dos modos de condução Normal e Sport.

Neta Aya – principais itens de série:

  • Airbag duplo
  • Freios ABS
  • Distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
  • Controle de tração
  • Controle de estabilidade (ESC)
  • Controle automático de descida (HDC)
  • Assistente de partida em rampa (HHC)
  • Sensores de estacionamento traseiros
  • Câmera traseira com linhas guia
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
  • ISOFIX/Top Tether
  • Travamento automático das portas
  • Destravamento automático das portas em caso de acidente
  • Trava de crianças
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Sistema de aquecimento da bateria em baixa temperatura

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários