Novo Neta Aya chegou e quer roubar vendas de BYD Dolphin e Dolphin Mini
A Neta é mais uma marcha chinesa a desembarcar no Brasil. Confirmada há algum tempo para o nosso mercado, a montadora divulgou os preços e versões do Neta Aya, que chega para rivalizar com BYD Dolphin, Dolphin Mini, Caoa Chery iCar, JAC e-JS1 e até com Renault Kwid E-Tech em nosso mercado.
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No Brasil, o Neta Aya chega em duas versões, sendo elas Comfort e Luxury por R$ 124.900 e R$ 134.900, respectivamente.
A Mobiauto já tinha anunciado a chegada da marca ao Brasil neste outro artigo. Além disso, a montadora vai adotar um regime diferente de GWM e BYD, semelhante ao que a Caoa Chery faz.
Como é o Neta Aya?
Concorrente direto do Dolphin em dimensões, o Aya tem poucas diferenças entre as duas versões. Basicamente, a opção de topo recebe os seguintes sistemas de assistência:
- Câmera de alta resolução
- Alerta de colisão frontal
- Frenagem autônoma de emergência
- Alerta de mudança de faixa
- Piloto automático adaptativo
- Assistente de permanência em faixa
- Assistente de farol alto
De acordo com a montadora chinesa, tanto os faróis como a lanterna traseira, que é inteiriça e iluminada, são Full LED. O elétrico chega com quatro cores disponíveis: Bege, Azul, Cinza e Branco.
Em medidas, o Aya tem 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,54 m de altura e 2,42 m de entre-eixos (8 cm a menos que o Dolphin Mini). A capacidade de carga do porta-malas é de 335 litros e até 588 litros com os bancos rebatidos. Por falar em bancos, o Aya está homologado para quatro lugares, assim como o Dolphin Mini quando chegou ao Brasil.
O Aya tem tração dianteira e freios a discos sólidos na dianteira e traseira. A suspensão é McPherson na frente e eixo de torção, na traseira.
No interior, o acabamento é feito em couro sintético para os bancos e nos encostos de braços nas portas. O painel recebe uma imitação de aço escovado e o restante em plástico. O elétrico tem ar-condicionado digital também.
Já o painel de instrumentos é digital de 12 polegadas e a central multimídia tem 14,6 polegadas. O seletor de câmbio é por meio de alavanca atrás do volante ao melhor estilo Mercedes-Benz.
Em ambas as versões, o Aya é equipado com um motor elétrico de tração dianteira, o qual oferta até 95 cavalos de potência e 15,3 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 12 segundos.
A bateria é de 40,7 KWh e pode receber até 6,6 KW de carregamento. Ela também entrega uma autonomia de 263 km, já no ciclo do Inmetro. Em carga lenta, o Aya pode levar de 6 a 8 horas para sair de 0 a 100% de carga, enquanto em carga rápida o tempo é cerca de 30 minutos de 30% a 80%.
O Aya ainda oferece o sistema one pedal, que aciona automaticamente a frenagem quando o motorista tira o pé do acelerador, além dos modos de condução Normal e Sport.
Neta Aya – principais itens de série:
- Airbag duplo
- Freios ABS
- Distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
- Controle de tração
- Controle de estabilidade (ESC)
- Controle automático de descida (HDC)
- Assistente de partida em rampa (HHC)
- Sensores de estacionamento traseiros
- Câmera traseira com linhas guia
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
- ISOFIX/Top Tether
- Travamento automático das portas
- Destravamento automático das portas em caso de acidente
- Trava de crianças
- Desembaçador do vidro traseiro
- Sistema de aquecimento da bateria em baixa temperatura
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.