Flagra: Citroën C3 elétrico quer ser o pesadelo do Renault Kwid E-Tech

Configuração elétrica do hatch foi flagrada na Índia e será apresentada ainda este mês. Haverá espaço para ele no Brasil?
Renan Rodrigues
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27.09.2022 às 16:56 • Atualizado em 29.05.2024
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Configuração elétrica do hatch foi flagrada na Índia e será apresentada ainda este mês. Haverá espaço para ele no Brasil?

O novo Citroën C3 é um marco na nova estratégia da Stellantis com relação à empresa francesa, no Brasil e em outros mercados emergentes. Apresentado em agosto, o “hatch com atitude SUV”, como a própria marca gosta de dizer, tem a missão de aumentar o volume de vendas. Para isso, aposta forte no custo-benefício dentro do seu segmento. 

No entanto, o C3 também atacará em outra frente: o de carros elétricos populares. Depois de muita especulação, o site Team-BHP flagrou uma unidade sendo carregada na Índia. A apresentação deve ocorrer ainda esta semana, após a Citroën programar um anúncio para o dia 29 na Índia com um tuíte misterioso. 

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Configuração elétrica do hatch foi flagrada na Índia e será apresentada ainda este mês. Haverá espaço para ele no Brasil?

Visualmente, a configuração elétrica não apresenta diferenças para o modelo térmico. A única mudança verificável no flagra é, obviamente, o bocal de recarga, que está posicionado sobre a caixa de roda no lado do carona. 

Primo do Peugeot e-208 GT

O novo C3 utiliza uma simplificação da matriz modular CMP, que já é capaz de abrigar modelos elétricos, como o Peugeot e-208 GT. Aliás, por falar no primo de primeiro grau, é dele que virá a motorização do novo C3 elétrico.

Configuração elétrica do hatch foi flagrada na Índia e será apresentada ainda este mês. Haverá espaço para ele no Brasil?

No entanto, ainda não podemos cravar os números de autonomia e potência. O Peugeot atualmente vendido no Brasil possui um motor elétrico de 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque. As baterias possuem capacidade de 50 kWh, o que garante 362 km de autonomia, segundo o ciclo WLTP.

No entanto, a Peugeot anunciou hoje a atualização do e-208 na Europa, ampliando a autonomia para 400 km, enquanto o motor ganhou 20 cv, chegando aos 156 cv. O torque se manteve inalterado. Nos resta esperar a apresentação para confirmar se o C3 chegará com esses novos números. 

Terror do Kwid E-Tech

Configuração elétrica do hatch foi flagrada na Índia e será apresentada ainda este mês. Haverá espaço para ele no Brasil?

A Stellantis pretende lançar sete modelos eletrificados em nosso mercado até 2025. Alguns deles já foram apresentados, como o Jeep Compass 4xe e, mais recentemente, o Fiat e-Scudo. Outro já está confirmado e é o Grand Cherokee 4xe. Outros, ainda em estudo, seriam variantes híbridas leves de modelos Fiat com os motores 1.0 e 1.3 GSE turboflex.

Ainda não é possível garantir se o C3 fará parte dessa lista, mas vale destacar que seria uma estratégia nova trazer essa configuração ao nosso mercado. Ela viria bem a calhar para brigar com Caoa Chery iCar e Renault Kwid E-Tech na faixa de R$ 150.000.

Configuração elétrica do hatch foi flagrada na Índia e será apresentada ainda este mês. Haverá espaço para ele no Brasil?

Até o momento, o grupo vem apostando apenas em modelos elétricos de alto valor agregado e posicionamento premium. O mais barato deles é justamente o Peugeot e-208, que custa R$ 265.990, muito mais do que os preços das versões a combustão do hatch.

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