Flagra: Fiat Fastback terá o interior que o irmão Pulse sempre quis ter
Com Leonardo Felix
O Fiat Fastback, nome de produção que deve ser usado para o projeto 376 - conforme descoberto pela Mobiauto em setembro do ano passado -, está cada vez mais perto de ser lançado por aqui. Tanto que novos detalhes do irmão do Pulse finalmente começam a escapar.
Já sabemos que sua carroceria será cupê, como a do VW Nivus, mas os detalhes externos ainda estão escondidos sob a forte camuflagem dos protótipos. Sabe-se que ele terá uma dianteira muito similar à do Pulse, além de herdar dele (e da dupla Argo e Cronos) as portas laterais e os 2,53 metros de entre-eixos.
Porém, com uma traseira totalmente inédita, inspirada no conceito Fastback apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018.
Interior com peças de Pulse e Renegade
Um flagra publicado pela página Fca_Fan_Brazil, no Instagram, com imagens gentilmente cedidas à Mobiauto, confirma que o Fastback terá muitos elementos compartilhados com o Pulse.
Volante, painel, quadro de instrumentos digital de 7”, central multimídia flutuante de 10,1” (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio), manopla de câmbio, ar-condicionado digital e carregador por indução vêm do irmão.
Porém, a fim de se diferenciar do SUV menor e justificar o tíquete médio mais alto (entre R$ 110.000 e R$ 150.000), o Fastback terá a parte superior do painel texturizada e uma faixa prateada horizontal abaixo da tela do sistema de entretenimento.
Além disso, seu console central será mais parecido com o do Jeep Renegade, incluindo acabamento em preto brilhante, porta-copos pentagonais, freio de estacionamento eletrônico e sistema auto-hold.
Até a chave, que aparece jogada num dos porta-copos em uma das fotos, é a mesma do Renegade, incluindo partida remota do motor (comando “2x”) e acendimento remoto dos faróis.
O Fiat Fastback deve contar ainda com os recursos do sistema Fiat Connect Me, como Wi-Fi a bordo para até oito aparelhos simultâneos (pago à parte) e possibilidade de obter informações em tempo real ou mexer em comandos do veículo via aplicativo de celular, assistente do Google ou Alexa.
Infelizmente as fotografias não pegaram o interior completo para revelar mais detalhes do novato. No entanto, pode-se esperar que essa seja a cabine da versão de topo do modelo, por causa do nível de acabamento e dos equipamentos disponíveis.
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Um Pulse com traseira esticada
Assim, como o Pulse, o Fastback usará uma plataforma chamada pela Stellantis de MLA, que é uma evolução da base MP de Argo e Cronos. A principal diferença exterior estará na traseira esticada, que trará lanternas de LED e nicho de placa aparentemente na tampa do porta-malas.
Por isso, ele deve medir perto de 4,40 metros de comprimento, mantendo os cerca de 1,76 m de largura e 1,60 de altura do Pulse. E, assim como o irmão, herdará boa parte da estamparia de Argo e Cronos, como portas laterais, para-lamas, colunas A e B, para-brisa e teto.
Em contrapartida, terá a estrutura reforçada no underbody com aços de maior resistência, além de receber molduras externas, sistema de direção, de climatização e bancos do próprio Pulse.
Suas suspensões manterão as arquiteturas McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira), mas serão reforçadas com braços mais grossos, bitolas ligeiramente maiores e conjunto roda-pneu maior que o do Pulse, incluindo banda de rodagem mais larga e cinco pontos de fixação.
Na parte de motorização, receberá o conjunto Turbo 200 do próprio Pulse nas versões de entrada, formado pelo motor 1.0 GSE T3 (três-cilindros 12V turboflex com injeção direta de combustível e sistema MultiAir III) de 125/130 cv (G/E) e 20,4 kgfm (qualquer combustível) e pelo câmbio CVT com simulação de sete marchas.
Nas de topo, terá o Turbo 270 da Fiat Toro, reunindo o propulsor 1.3 GSE T4 (quatro-cilindros 16V) de 180/185 cv e 27,5 kgfm a uma caixa automática de seis velocidades com conversor de torque.
Aliás, como bem atentaram os colegas do Autoo, a presença da tecla start-stop indica que o protótipo com o interior fotografado contava com o motor 1.3 turbo. Em ambos os casos, a tração é dianteira com bloqueio eletrônico do diferencial e câmbio fornecido pela Aisin. Em ambos os casos, a tração é dianteira com bloqueio eletrônico do diferencial e câmbio fornecido pela Aisin.
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Traseira de Nivus, rival do T-Cross
Isso significa que o Fastback fará uma dupla invertida com o Pulse em relação aos VW Nivus e T-Cross. Enquanto o SUV pequeno da Fiat encara o SUV cupê da rival, o SUV cupê da marca italiana rivalizará com o SUV compacto convencional da fabricante alemã.
É por isso que, para custar mais caro, o Fastback terá que ser mais equipado. Outra diferença é que seu porta-malas deve ser bem mais generoso. Com produção em Betim (MG), o modelo deve ser apresentado no Brasil nos próximos meses.
Imagens: FCA_Fan_Brazil
Projeções: Kleber Silva/Mobiauto
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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.