Flagra: Hyundai Creta elétrico terá truque de Mercedes-Benz no interior
Flagrado no mês passado ainda totalmente camuflado, o novo Hyundai Creta elétrico deu as caras mais uma vez. O SUV compacto contará com o mesmo desenho do Creta com motor a combustão já revelado na Índia, mas sua versão movida a bateria terá algumas diferenças, principalmente na cabine – que foi revelada agora em algumas fotos.
Enquanto o primeiro flagra do Creta elétrico aconteceu na terra natal da Hyundai, na Coreia do Sul, agora o utilitário foi visto em testes na Índia – país que já comercializa o modelo reestilizado esperado para chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2025, como apurado pela Mobiauto com fontes próximas ligadas à marca. Batizado de Creta EV, a variante elétrica terá visual praticamente igual ao do modelo a combustão, concentrando novidades provavelmente somente no interior.
Você também pode se interessa por:
- Novo Hyundai Creta já tem data para chegar ao Brasil de cara nova
- Flagra: Hyundai Creta elétrico é visto em testes na Coreia do Sul
- Hyundai Creta 2024: o que é ótimo e o que precisa melhorar quando o novo chegar
- Honda HR-V 2024: preços, itens de série e diferenças entre as versões
Como será o Creta elétrico por dentro
Publicadas no site Autocar India, as fotos que você confere aqui não revelam muito, mas já adianta o que podemos esperar do novo Hyundai Creta elétrico. Embora não seja possível ver com clareza, o volante do Creta EV deverá ser diferente, contando com três raios em vez de quatro da variante com motor térmico.
Vale dizer que o volante é muito parecido com o da segunda geração do Hyundai Kona elétrico da Europa, com o detalhe que no cubo do volante não há o logotipo da Hyundai, mas sim um novo logo inserido nos últimos elétricos lançados pela marca sul-coreana.
Existe a expectativa também de outras mudanças no Creta elétrico, como o remanejamento da alavanca de câmbio, que deverá sair do console central para ser instalada na coluna do volante no lado direito – algo que temos hoje nos Mercedes-Benz, por exemplo. Aliás, o novo Kona elétrico utiliza a mesma solução de alavanca no volante, com isso, pode ser um compartilhamento de peças entre ambos para otimizar os custos de produção.
Por dentro, a versão movida a bateria do Creta manterá o console central e volante da versão a combustão, inclusive a solução de painel de instrumentos digital e central multimídia com telas integradas no estilo tablet. Obviamente podemos esperar recursos e layout exclusivos nesta configuração elétrica, como dados de porcentagem de carga de bateria, regeneração de energia, entre outros.
O visual do Creta elétrico
Visualmente a carroceria do novo Creta não deverá se distanciar da versão a combustão, ficando assim bastante alinhada à reestilização que chegará no Brasil ano que vem. As maiores alterações do Creta EV ficarão por conta de características de versões elétricos, como a grade dianteira fechada, porta de carregamento montada no para-lama dianteiro, para-choque suavizado com grade do radiador ajustada e novos logotipos. O SUV elétrico ainda terá rodas de liga leve de 17 polegadas com visual aerodinâmico.
Motor Creta elétrico
Segundo a publicação Carwale, é esperado que o Creta elétrico venha com bateria de 55 a 60 kWh, cuja autonomia poderá chegar a ótimos 500 km. Em contrapartida, o site Autocar India afirma que a motorização e bateria do Creta EV será compartilhada com o Kona elétrico, algo que faz muito sentido para compartilhamento de peças e redução de custos, como já havíamos comentado anteriormente.
Assim, o novo Creta elétrico poderá estrear com motor elétrico montado no eixo dianteiro para entregar aproximadamente 138 cv e 26 kgfm de torque. A publicação garante ainda que a bateria será de 45 kWh, mas até agora tudo isso nada é oficial.
Resta saber se a Hyundai Motor Brasil também vai oferecer o Creta elétrico também em terras tupiniquins depois de lançar o Creta reestilizado no ano que vem. Agora é aguardar.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.