Flagra: Nissan Kicks de 2ª geração surge totalmente diferente
A nova geração do Nissan Kicks foi flagrada rodando nos Estados Unidos durante o último fim de semana. Ainda sob forte camuflagem, o SUV esconde boa parte de seus detalhes, mas já revela que seu visual será completamente renovado.
No flagra da página @kindelauto, no Instagram, é possível decifrar que o design seguirá as linhas do Ariya, utilitário elétrico da fabricante japonesa apresentado recentemente. Por isso vemos os faróis bem afilados integrando toda a iluminação do modelo, além de uma lanterna traseira que provavelmente irá cruzar toda a tampa do porta-malas do veículo com a inscrição “Nissan”, centralizada.
Outros bons detalhes a se observar estão na grade com desenho mais robusto, alojamento para radar/câmeras das assistências de condução e segurança no para-brisas e uma traseira com queda mais acentuada da coluna C, que carrega ainda um spoiler maior.
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Interessante é que o novo desenho dos para-choques pode ajudar nos ângulos de ataque e saída da nova geração, que é um ponto importante na categoria. As rodas usadas são provisórias, embora também lembrem a do Ariya, e o modelo deve ganhar um novo jogo em aparições futuras.
Vale lembrar que o SUV da Nissan também é vendido nos Estados Unidos, que é abastecido pela fábrica da marca instalada no México. O mercado americano está alguns passos à frente do nosso, por isso já contam com Versa e Sentra renovados, diferente dos nossos, e o mesmo deve acontecer com o Kicks.
Dessa forma, podemos esperar a nova geração dele para 2025 no Brasil. Lembrando que o modelo tem produção nacional, na fábrica de Resende (RJ). Até essa data, os protótipos devem perder mais camuflagem e mostrar novos detalhes.
A Nissan, inclusive, anunciou no ano passado um investimento de R$ 1,1 bilhão nessas instalações para modernização e ampliação da capacidade produtiva do complexo, visando uma “possível fabricação de novos produtos”, que certamente ficará apenas na nova geração do Kicks, como Mobiauto já contava em 2022.
O mais provável é que a fabricante japonesa já esteja preparando a fábrica para a segunda geração do modelo. Afinal, ele foi lançado por aqui em 2015, ganhou facelift há dois anos e, em 2025, estará mais que na hora de atualizá-lo. A expectativa é que com a modernização da base do SUV, ele receba também a motorização e-Power para cá.
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Nova Kicks com novos motores
Caso isso aconteça, teremos um esquema que possui 131 cv de potência e 26,5 kgfm de torque, que já vendido na Ásia e entrega mais do que os 114 cv e muito mais do que os 15,5 kgfm do Kicks 1.6 flex brasileiro.
O mais curioso é que, apesar de ser considerado um modelo híbrido, ele é sempre tracionado por um motor elétrico, sistema que pode ser chamado “híbrido em série”. Isso porque o motor 1.2 de três cilindros presente no conjunto funciona sempre e tão somente como gerador, alimentando uma pequena bateria de 1,5 kWh que, por sua vez, envia eletricidade de corrente alternada (AC) para um motor elétrico postado sobre o eixo dianteiro.
Tal conjunto fez sucesso no Japão com o monovolume Note, que passou anos sendo o modelo mais vendido do mercado. Sua inspiração vem de caminhões de mineração e trens de carga, que há anos já fazem uso da tecnologia a fim de melhorar a eficiência.
Nessa configuração, o Kicks e-Power promete consumo de combustível próximo a 30 km/l, o que lhe confere uma autonomia acima de 1.000 km. Para o Brasil, é possível que o futuro Kicks e-Power seja flex.
Imagens: @kindelauto / Instagram
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.