Flagra: vimos novo VW Virtus nacional de frente, e ele é a cara do indiano
O mercado indiano já serviu de prévia para a chegada de alguns modelos ao brasileiro, e com o VW Virtus não será diferente. A Mobiauto flagrou o sedan camuflado nas ruas de Taubaté (SP) e conseguiu desvendar como será o visual do três-volumes por aqui.
Já haviam circulado imagens do Volkswagen nas redes sociais, mas até o momento apenas a traseira tinha sido fotografada. No entanto, a nossa reportagem conseguiu clicar pela primeira vez a frente do veículo.
A dianteira terá um novo capô que agora contorna o emblema da marca. O pára-choque foi remodelado, tem uma nova tomada de ar posicionada mais abaixo e novos alojamentos para os faróis de neblina, que estão com vincos mais fortes e interligados por uma barra horizontal. Detalhes que já vimos no Virtus indiano.
Os faróis serão compartilhados com o Nivus, mas terão projetores de LED e luzes de condução diurna também de LED integradas. Por aqui, a versão Highline ainda pode receber um filete de LED na parte inferior da grade.
A lateral chama atenção pelas rodas de ferro com calotas integradas pintadas de preto. O conjunto é provisório e indica que o nosso Virtus deverá ganhar rodas exclusivas. A silhueta e os vincos da carroceria seguem iguais ao do atual, assim como o acabamento dos retrovisores externos.
Dando um zoom no flagra da traseira, ainda podemos ver que as lanternas de LED, o novo pára-choque e a tampa do porta-malas são iguais às do indiano. Inclusive a assinatura “Virtus” que estará centralizada e abaixo da placa, na mesma posição do que vimos no mercado asiático.
Por dentro, como a Mobiauto já apurou no ano passado, o novo VW Virtus deve ter quadro de instrumentos digital de 8 polegadas desde as configurações mais baratas e cluster de 10,25 polegadas nas mais caras. A central multimídia será sempre a VW Play, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Leia também: Este é o novo VW Virtus, com traços de Nivus e só motores turbo
Motorização
A linha 2023 será equipada apenas com motores turbinados. Teremos as versões de entrada movidas pelo 170 TSI (1.0 três-cilindros 12V turboflex com injeção direta) do finado Up!, com 101/105 cv e 16,3/16,8 kgfm (gasolina/etanol) e câmbio manual de cinco marchas.
As intermediárias e de topo manterão a especificação 200 TSI do mesmo propulsor, com 116/128 cv e 20,4 kgfm, aliadas à caixa automática de seis velocidades da Aisin.
Nas duas calibrações, a usina chegará enquadrada nas regras do Proconve L7. A Volkswagen, inclusive, já informou que o modelo atual recebeu sistema start-stop e ar-condicionado automático e digital para conter as emissões, e isso será mantido na reestilização.
O Virtus pode ter ainda uma versão mais esportiva e sofisticada, posicionada acima da Highline. Esta não deve ser a GTS 250 TSI de 150 cv, que sairá do catálogo. Talvez tenhamos a opção GT apresentada na índia ou uma inédita opção R-Line no topo da gama.
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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.