Flagra: VW T-Cross 2024 nacional mudará para ter mais cara do europeu

Principal SUV da Volkswagen segue rodando em testes e ganhará nova grade para se aproximar dos produtos europeus da marca
Renan Bandeira
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06.03.2023 às 19:08 • Atualizado em 29.05.2024
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Principal SUV da Volkswagen segue rodando em testes e ganhará nova grade para se aproximar dos produtos europeus da marca

Os SUVs seguem sendo os carros mais buscados do nosso mercado. Mesmo tendo tíquete médio elevado, praticamente sem opções abaixo dos R$ 100.000, a categoria fechou o último ano com 43,84% de participação nas vendas de veículos zero-km - representatividade que já aumentou nos primeiros meses de 2023.

A Volkswagen tem o T-Cross como principal produto nesse segmento. O modelo foi o segundo SUV mais vendido do Brasil no ano passado com mais de 65 mil unidades comercializadas, perdendo apenas para o Chevrolet Tracker. Agora, a marca se prepara para apresentar o primeiro facelift do modelo desde seu lançamento em 2019.

A Mobiauto flagrou o protótipo camuflado do veículo em testes, e a principal novidade do T-Cross 2024 será sua grade dianteira. Na prática, o envolvente da grade terá praticamente o mesmo desenho, se encaixando sob os faróis e cobrindo toda a área desde o para-choque até o capô. 

Mas o conjunto terá dois tipos de acabamento, sendo a parte abaixo dos faróis em plástico liso e a grade, em si, formada por uma caixa retangular que levará um novo miolo. Ou seja, a peça não será toda vazada e terá um novo número de filetes, que agora serão cinco e bem mais largos, com três deles retos e dois em formato de cascata.

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Essas linhas mais largas são inspiradas no T-Cross vendido na Europa. A diferença entre as grades fica no número de divisões, que o europeu leva apenas três. Outro item que o nosso SUV deve compartilhar é a faixa central com acabamento cromado ligando os faróis - ou quem sabe em uma fita de LED iluminada cortando toda a dianteira, como faz o VW Taos Highline.

Ainda na dianteira, nós devemos ter outras novidades, como um novo arranjo interno dos faróis e para-choque levemente retocado. Vale ressaltar que o protótipo está rodando com luzes halógenas, mas o SUV deve ter LED desde a versão de entrada, assim como o novo VW Polo, que tem esse tipo de iluminação em toda a gama.

Além disso, na versão Highline 250 TSI, o veículo deverá receber o sistema de iluminação IQ.Light, já presente do VW Taos e que equipará o VW Polo GTS. Mobiauto já explicou o funcionamento dessa tecnologia neste outro artigo.

VW T-Cross vendido na Alemanha. Grade tem apenas três filetes, sendo a central cromada

Na traseira, as mudanças devem ser sutis. Ainda sob forte camuflagem, o modelo esconde bem as novidades, mas deve ter retoque no para-choque e um novo desenho interno das lanternas, que deve ter iluminação cruzando toda a tampa do porta-malas horizontalmente.

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Por dentro, a expectativa é que o acabamento seja mais requintado, pelo menos nas versões mais caras. Os VW Virtus e Polo ganharam um acabamento macio ao toque em suas configurações mais completas Exclusive e GTS, respectivamente, e esse material também pode ser visto no T-Cross.

Além disso, o modelo deve ter a inédita VW Play flutuante, posicionada acima da linha do painel. A tela será a mesma de 10,1 polegadas com espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Já o ar-condicionado será o Climatronic Touch, que é automático, digital e duas zonas

Motor de Up! assim como Polo e Virtus

Uma das principais novidades deve estar sob o capô. Assim como VW Polo e Virtus, o T-Cross deve receber também uma nova motorização para a versão de entrada, herdada do VW Up!.

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Dessa forma, devemos ter a Sense com a motorização 170 TSI, que muda a calibração do motor 1.0 turboflex para 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol, sendo 16,8 kgfm de torque.

Já as versões 200 TSI e Comfortline 200 TSI seguirão com o motor 1.0 turbo que rende 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol, sendo 20,4 kgfm de torque, enquanto a Highline 250 TSI mantém o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm. Todas terão câmbio automático de seis marchas.

A gama deve ser composta por essas quatro versões, e o VW T-Cross 2024 deve estrear no Brasil no terceiro trimestre deste ano.


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