Ford EcoSport pode voltar ao Brasil fabricado pela Fiat; entenda
Primeiro SUV compacto fabricado no Brasil (a primeira geração foi lançada em 2003), o Ford EcoSport saiu de linha melancolicamente em 2021, com o fechamento das fábricas da Ford no país – o modelo era produzido em Camaçari (BA). No entanto, rumores da imprensa europeia afirmam que o EcoSport poderá ser “ressuscitado” com a ajuda de outro grande fabricante de automóveis.
De acordo com a revista Motor Show, a publicação italiana Quattroruote apurou que a Ford pretende voltar a apostar em segmentos de maior volume no mercado europeu. Entretanto, a marca do oval azul entende que o atual cenário não é favorável para investir em hatchbacks – lembrando que o Fiesta foi descontinuado em 2023 e o Focus sairá de linha este ano no Velho Continente.
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Por isso, o modelo mais cotado para essa estratégia é um crossover/SUV compacto, categoria que está em alta mundialmente. Segundo a Quattroruote, a Stellantis é forte candidata para ser parceria da Ford no desenvolvimento desse carro, uma vez que a empresa dona das marcas Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot conta com a plataforma Smart Car, que permite produzir veículos a combustão, híbridos ou até mesmo elétricos.
A adoção da plataforma Smart Car seria essencial para a Ford amortizar custos de produção em tempos de matérias-primas mais caras e limites de emissões cada vez mais rigorosos.
Mas o que o Brasil tem a ver com isso?
A plataforma Smart Car da Stellantis é nada menos que a base dos Citroën C3, C3 Aircross e Basalt produzidos em Porto Real (RJ). Essa arquitetura também serve de base ao Jeep Avenger, outro SUV compacto que será fabricado no Brasil nos próximos anos.
Caso a parceria saia do papel, a Ford poderá voltar a ter um modelo nacional sem precisar investir na construção de uma fábrica no país, uma vez que o novo EcoSport poderia seria feito pela Stellantis aproveitando a estrutura fabril dos modelos da Citroën em Porto Real (RJ).
De quebra, o novo SUV da Ford poderá aproveitar a versatilidade da plataforma Smart Car e adotar tecnologias eletrificadas, como um sistema híbrido-leve de 48 Volts
Jornalista Automotivo