Ford Fiesta pode voltar como elétrico de barato em 2026
A Ford tem planos para desenvolver uma nova plataforma voltada a veículos elétricos de baixo custo que seriam comercializados em segmentos mais acessíveis em termos de preços. Com isso, o Fiesta poderia ser "ressuscitado" como um hatchback movido a bateria.
Ainda em fase inicial, a futura arquitetura de carros elétricos mais baratos também poderá originar um substituto do SUV híbrido Puma e um hatch elétrico que ficaria posicionado no lugar do Focus.
O projeto está sendo elaborado pela divisão skunworks da Ford, liderada por Alan Clarke, ex-engenheiro da Tesla. Acerca do projeto, Marin Gjaja, diretor de operações da divisão de veículos elétricos da Ford, afirmou em entrevista à revista Autocar que a acessibilidade é um tópico muito discutido internamente.
Você também pode se interessar por:
- Leapmotor T03: o que estão falando do futuro rival do BYD Dolphin Mini
- Leapmotor: empresa chinesa parceira da dona da Fiat que pode chegar ao Brasil
- BYD TAN chega renovado para colocar montadora chinesa em outro patamar
- Leapmotor T03: como é o elétrico vendido com preço de Fiat Pulse no Uruguai
A montadora acredita que a recepção a veículos elétricos será maior no futuro para modelos de menor porte e mais baratos. Atualmente, a Ford oferece uma gama de elétricos composta por carros de segmentos mais premium, como os crossovers Explorer e Mustang Mach-E e o recém-apresentado Capri.
Ainda não há ainda muitas informações sobre essa nova arquitetura de veículos eletrificados. Mas Gjaja afirma que existem boas chances de essa plataforma utilizar baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), um tipo de energizador que pode diminuir consideravelmente o custo de produção de novos veículos.
Segundo o executivo, os primeiros lançamentos feitos sobre essa arquitetura aconteceriam entre o final de 2026 e início de 2027. Mas e o Fiesta? O seu nome nem foi mencionado e é pouco provável que o modelo volte ao catálogo da marca. Oficialmente, sabe-se apenas que a nova estrutura dará fruto ao sucessor do Puma.
No entanto, o híbrido não será o único modelo oriundo da plataforma, de acordo com as declarações feitas por Gjaja sobre acessibilidade e todo o espaço existente na gama da Ford para novos produtos abaixo do Explorer.
Assim, apesar do retorno do Ford Fiesta ser bem difícil, é quase certo que a Ford terá uma nova gama de elétricos acessíveis no futuro, dentre os quais muitos poderão ser inspirados no hatch que fez fama mundialmente durante 47 anos.
Projeção: Reprodução/Autocar