Ford: vendas de Ranger e Territory estão caindo mais que as do Ka

Picape e SUV importados tiveram baixa de mais de 50% nos emplacamentos após o anúncio de que a marca fechará fábricas no Brasil
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03.02.2021 às 11:00 • Atualizado em 12.11.2024
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Picape e SUV importados tiveram baixa de mais de 50% nos emplacamentos após o anúncio de que a marca fechará fábricas no Brasil

O anúncio da Ford de que fechará suas fábricas no Brasil vem provocando impactos robustos na vida de clientes e concessionários da marca. Como a Mobiauto já apontou, as vendas de carros da marca despencaram em janeiro, em especial a dos nacionais Ka, Ka Sedan e EcoSport (cuja produção já foi encerrada, restando apenas estoques residuais).

Mas eles não foram os únicos a sentir o baque da decisão. Os importados Ranger e Territory, que se tornarão os dois principais e mais acessíveis modelos da marca no país, também sofreram uma brusca queda de emplacamentos nas últimas semanas do mês recém encerrado. Na verdade, o tombo deles, percentualmente, foi até maior que o do próprio Ka.

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Um levantamento exclusivo da Mobiauto mostra que as médias de emplacamentos diários da picape argentina e do SUV chinês sofreram uma redução brusca na comparação entre a primeira (4 a 8 e 11 a 15 de janeiro) e a segunda (18 a 22 e 25 a 29) quinzena de janeiro. 

Se o recorte da média diária for semanal, aí a baixa supera 50% entre a melhor e a pior fase de ambos, nos dois casos. Vale lembrar que o anúncio da Ford ocorreu no dia 11 de janeiro, e que todas as médias foram calculadas com base nos 20 dias úteis do mês, sem contar finais de semana e feriados.

Picape e SUV importados tiveram baixa de mais de 50% nos emplacamentos após o anúncio de que a marca fechará fábricas no Brasil

Por exemplo, a Ranger registrou uma média de 118,4 emplacamentos por dia útil na primeira quinzena de janeiro. Curiosamente, a segunda semana útil do mês (de 11 a 15) foi disparada a melhor para a picape, com 136,6 unidades/dia.

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Os efeitos da decisão da Ford começaram a ser sentidos de verdade na semana 3 (18 a 22), quando o índice caiu para 81,6 exemplares negociados a cada dia útil. Na semana 4 (25 a 29), o número baixou ainda mais, para 66,6 emplacamentos/dia. 

Com isso, a Ranger fechou a segunda quinzena com uma média de 74,1 emplacamentos por dia útil, queda de 37,42% na comparação com a metade anterior do mês. Se compararmos a semana 4 (pior) com a 2 (melhor), o tombo é de 51,24%.

Ford Ranger – Média de emplacamentos por dia útil em janeiro

Quinzena 1: 118,4 unidades
Quinzena 2: 74,1 (-37,42%)

Semana 1: 99,2
Semana 2: 136,6
Semana 3: 81,6
Semana 4: 66,6 (-51,24% em relação à semana 2) 

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Picape e SUV importados tiveram baixa de mais de 50% nos emplacamentos após o anúncio de que a marca fechará fábricas no Brasil

No caso do Territory, a média da segunda quinzena foi de apenas 5,9 exemplares emplacados por dia útil, contra 10,9 registrados na primeira. A queda percentual é de 45,87%. Já a variação da quarta em relação à segunda semana útil do mês é de 58% para baixo.

Só que, diferentemente de todos os outros modelos, a melhor semana de vendas para o Territory em janeiro foi a primeira, com média de 11,6 unidades/dia útil. Aqui, o abismo para a semana 4, a pior de todas, é de 63,79%.

Ford Territory – Média de emplacamentos por dia útil em janeiro

Quinzena 1: 10,9
Quinzena 2: 5,9 (-45,87%)

Semana 1: 11,6
Semana 2: 10
Semana 3: 7,6
Semana 4: 4,2 (-63,79% em relação à semana 1)

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Picape e SUV importados tiveram baixa de mais de 50% nos emplacamentos após o anúncio de que a marca fechará fábricas no Brasil

A grande curiosidade é que as vendas dos importados Ranger e Territory, que seguirão em linha no país, caíram mais que a do Ka, pelo menos percentualmente. O hatch registrou uma baixa de 36,52% nos emplacamentos na segunda quinzena de janeiro em relação à primeira.

Já quando comparamos a pior semana do hatch compacto no mês (quarta) com a melhor (segunda), chegamos a um pico de queda de 51,77%. Assim como os demais modelos da lista, o Ka teve sua melhor semana de emplacamentos justamente entre os dias 11 e 15, no esteio do anúncio da Ford.

A explicação para isso é que os emplacamentos, muitas vezes, refletem negócios fechados nas semanas anteriores. Por isso, os efeitos mais nocivos da decisão só começaram a ser sentidos, de fato, nas duas semanas seguintes. 

Ford Ka – Média de emplacamentos por dia útil em janeiro

Quinzena 1: 210
Quinzena 2: 133,3 (-36,52%)

Semana 1: 190,6
Semana 2: 225,6
Semana 3: 157,8
Semana 4: 108,8 (-51,77% em relação à semana 2)

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Picape e SUV importados tiveram baixa de mais de 50% nos emplacamentos após o anúncio de que a marca fechará fábricas no Brasil

Pelo visto, quanto mais alto o tíquete médio do modelo, mais alta a tendência queda. Para o EcoSport, a baixa foi de 43,65% no confronto de quinzenas, sendo 58,37% se comparada sua pior semana (4) com a melhor (2). Para o Ka Sedan, os percentuais respectivos são -41,06% e -55,34%.

Ford EcoSport – Média de emplacamentos por dia útil em janeiro

Quinzena 1: 100,8
Quinzena 2: 56,8 (-43,65%)

Semana 1: 95
Semana 2: 105,2
Semana 3: 69,8
Semana 4: 43,8 (-58,37% em relação à semana 2)

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Ford Ka Sedan – Média de emplacamentos por dia útil em janeiro

Quinzena 1: 58,7
Quinzena 2: 34,6 (-41,06%)

Semana 1: 55,2
Semana 2: 61,8
Semana 3: 41,6
Semana 4: 27,6 (-55,34% em relação à semana 2)

 

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