Honda é a marca de carro mais buscada pelo brasileiro na internet
A Honda é a fabricante de automóveis mais buscada pelo brasileiro na web – ou pelo menos no Google, que concentra uma enorme fatia de todas as pesquisas feitas por internautas do país – nos últimos quatro anos. É o que aponta uma pesquisa do Picodi, empresa especializada em comércio online internacional, compartilhada em primeira mão com a Mobiauto.
De acordo com o estudo, realizado em todos os países das Américas do Sul, Central e do Norte, entre 2017 e 2021 a marca Honda tem sido responsável por mais de 620 mil buscas por mês só no Brasil em ferramentas como o Google.
Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto
Talvez por causa dos tíquetes médios mais elevados, a marca japonesa não converte toda essa popularidade digital em vendas, visto que aparecem como a oitava marca mais popular do país no primeiro quadrimestre de 2021, somando emplacamentos de automóveis e comerciais leves, no ranking geral da Fenabrave (federação nacional dos concessionários).
Ainda assim, apresenta um volume de buscas quase 30% maior que o da segunda marca mais pesquisada do setor, a Chevrolet, com pouco mais de 450 mil pesquisas mensais, em média. A terceira colocada é a Fiat, logo acima de 400 mil, seguida por uma surpreendente BMW, com quase 390 mil buscas mensais, de acordo com a Picodi.
Leia também: Fiat Toro 2022, as versões mais fáceis de achar na loja e as que estão com fila
A quinta empresa automotiva mais popular no Brasil é a Volkswagen (mais de 385 mil pesquisas mensais), acompanhada de Toyota (373 mil), Renault (330 mil), Hyundai (310 mil) e Ford (268 mil), apesar de esta última estar vivendo uma crise tão profunda em nosso mercado, há quase uma década, que decidiu fechar suas fábricas nacionais e apostar só em modelos importados a partir deste ano.
Outra surpresa é a presença da Tesla em 19º lugar, por se tratar de uma marca que sequer possui operação ou representação oficial no Brasil. Confira o ranking das 25 marcas de carro mais buscas pelo brasileiro no Google entre 2017 e 2021:
1) Honda – 622 mil buscas/mês
2) Chevrolet – 451 mil
3) Fiat – 403 mil
4) BMW – 389 mil
5) Volkswagen – 386 mil
6) Toyota – 373 mil
7) Renault – 331 mil
8) Hyundai – 309 mil
9) Ford – 268 mil
10) Mercedes-Benz – 242 mil
11) Jeep – 237 mil
12) Nissan – 189 mil
13) Peugeot – 188 mil
14) Lamborghini – 182 mil
15) Porsche – 158 mil
16) Mitsubishi – 152 mil
17) Ferrari – 147 mil
18) Land Rover – 144 mil
19) Tesla – 135 mil
20) Audi – 110 mil
21) Suzuki – 104 mil
22) Jaguar – 101 mil
23) Citroën – 96 mil
24) Volvo – 83 mil
25) Maserati – 82 mil
Leia também: Direção elétrica, hidráulica e eletro-hidráulica: as diferenças entre elas
Tesla: forte no Brasil, gigante nos EUA
Se no Brasil a Tesla já mostra força mesmo sem vender carros oficialmente, nos EUA, seu país de berço, a marca especializada em veículos 100% elétricos vem dominando as buscas no Google de maneira avassaladora nos últimos quatro anos.
Segundo o estudo da Picodi, a empresa de Elon Musk registrou quase 2,5 milhões de buscas mensais na terra do Tio Sam entre o ano de 2017 e os primeiros quatro meses de 2021. É mais do que Toyota (2,03 milhões), BMW (1,97 milhão), Honda (1,31 milhão) e Ford (1,26 milhão) foram capazes de alcançar no período, mencionando apenas as cinco primeiras do ranking.
Leia também: Avaliação: Honda Civic está ameaçado no Brasil, mas ainda é um carrão
Por sinal, a Tesla também é a marca de carro mais procurada pelos internautas do Canadá. No entanto, a marca preferida nas buscas de grande parte dos países do Continente é a Toyota, que ocupa o primeiro lugar em 14 dos 30 países das três Américas. A lista inclui Bolívia, Costa Rica, Peru e Porto Rico.
A Chevrolet ponteia o ranking em quatro países, todos relativamente importantes: Colômbia, Chile, Equador e México. Já a Volkswagen é a mais popular na Argentina, no Uruguai e na Venezuela. Além do Brasil, a Honda aparece em primeiro lugar em apenas outro país, a Guatemala.
Curiosamente, aquele que talvez seja o país mais pobre do Continente, o Haiti, tem na superluxuosa Lamborghini a marca de carro mais pesquisada por seus internautas nos últimos anos.
Você também pode se interessar por:
Honda City hatch, turbo e com bancos mágicos, vai matar o Fit no Brasil
Novo Honda HR-V é mistura de Caoa Chery com Fiat Strada e VW Nivus
Novo Honda City Sedan quer briga com Onix Plus e Virtus sem usar turbo
Novo Honda Civic: veja em 14 fotos porque pessoalmente pode ser difícil
Jornalista Automotivo