Honda lança Hornet de 1000 cc na Europa

Modelo foi apresentado no final do ano passado e tem 157 cv de potência
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17.10.2024 às 10:57
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 Modelo foi apresentado no final do ano passado e tem 157 cv de potência

A Honda apresentou no Salão de Milão do ano passado a nova família de motos Hornet, com variantes de 750 cc e de 1.000 cc. Quase um ano depois, a versão de 1.000 cc chega à Europa com duas opções de potência vindos do motor da CBR 1000RR Fireblade.

A nova CB1000 Hornet tem preço inicial de 8.999 libras no Reino Unido, o equivalente a cerca de R$ 67 mil hoje. Entre os destaques da moto, o visual certamente é um deles, uma vez que a linguagem da Hornet desvia bastante da adotada pela CB 1000R disponível no Brasil. Em vez do design neo retrô da vendida aqui, a Hornet aposta num visual bem mais agressivo, com direito a farol duplo na frente e tanque de combustível alargado, com vincos mais acentuados.

O motor de quatro cilindros da versão de entrada, derivado da esportiva Fireblade de 2017, rende 152 cv a 11.000 rpm e 10,6 kgfm a 9.000 rpm, trabalhando com câmbio sequencial de seis marchas. Como a aplicação deste motor era em uma moto esportiva, no caso da Hornet, uma naked do tipo streetfighter (ou seja, naked mais potente), o propulsor foi calibrado para ter uma entrega maior de torque em médias rotações, além das marchas até a quinta terem sido encurtadas, para atribuir mais agilidade na entrega de força.

Já na versão CB 1000 Hornet SP, a potência sobe para 157 cv e o torque para 10,9 kgfm, além de trazer suspensão traseira Öhlins TTX36 ajustável, freios Brembo Stylema e adicionar quickshifter de série.

A Honda diz que o chassi tubular reforçado da Hornet fornece 70% mais rigidez torcional do que o da CB 1000R que conhecemos. Nas duas versões, a suspensão dianteira é da Showa, de 41 mm, invertida e com tecnologia ajustável SFFBB (Separate Function Fork Big Piston, ou seja, uma bengala é composta pelo amortecedor e outra pela mola). Já os freios são de disco duplo de 310 mm na frente e 240 mm atrás (fornecidos pela Nissin, no caso da versão de entrada).

A Hornet ainda conta com acelerador eletrônico, diferentes modos de condução e diversos controles eletrônicos, de tração e freio motor. Tudo isso é ajustado por meio do painel de TFT colorido.

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