Hyundai Creta poderia ficar mais estranho? Este facelift prova que sim
A segunda geração do Hyundai Creta foi lançada mundialmente em 2019, mas só chegou ao Brasil no segundo semestre deste ano. O modelo mal desembarcou em Terras Tupiniquins e o resto do mundo já conhece uma nova cara do SUV, depois de passar por um facelift.
O novo Creta foi apresentado nesta quarta-feira (17) no Gaikindo Indonesia International Auto Show (GIIAS) e já disponível para compra no país asiático. Em breve, deve alcançar outros países do Oriente, como China (onde é vendido como ix25) e Índia.
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Com o facelift, o Hyundai Creta perdeu alguns dos seus traços futurísticos e o exótico farol fragmentado para dar lugar a uma dianteira inspirada evidentemente no irmão maior Tucson e na picape Santa Cruz. Há quem diga, porém, que essa nova identidade remete ao Mitsubishi Outlander.
A nova grade dianteira é interligada aos faróis, quase que formando uma peça única. A entrada de ar inferior ganhou mais destaque, graças aos acabamentos cromados, e a traseira recebeu um leve retoque nas lanternas em LED e no para-choque.
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No habitáculo, o painel foi redesenhado e lembra um pouco mais o do Tucson. A central multimídia tem 8 polegadas e um quadro de instrumento digital de 10,25 polegadas é oferecido como opcional.
O nosso Creta, diga-se, tem uma central um pouco mais generosa nas versões de topo, de 10 polegadas, enquanto a tela digital do cluster é menorzinha, com 7 polegadas.
As dimensões externas continuam as mesmas do Creta vendido no Brasil atualmente, com exceção do comprimento. O retoque visual deixou o SUV 30 cm maior nessa medida, fruto do para-choque dianteiro ligeiramente mais bicudo.
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O motor também é outro, menos potente que o que temos aqui. Trata-se de um Smartstream MPI com aspiração natural movido a gasolina, de 113 cv e 14,6 kgfm de torque, que pode ser combinado com um câmbio manual ou CVT.
No Brasil, o Creta conta com duas opções de motorização: 1.0 TGDi (turboflex com injeção direta), de 120 cv e 17,5 kgfm, ou 2.0 aspirado flex, de 167 cv e 20,6 kgfm, sempre casados a uma transmissão automática de seis velocidades.
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Quando o facelift do Hyundai Creta chega ao Brasil?
O novo Hyundai Creta acabou de chegar à Indonésia e a expectativa é que ele desembarque em outros países nos quais a segunda geração do modelo já é comercializada há mais tempo, como China, Índia, Rússia, México e, inclusive, Brasil.
Porém, como nosso país foi o último a receber a nova geração, lançada por aqui há poucos meses, este facelift ainda deve demorar alguns anos para chegar, provavelmente não antes de 2023. E esperamos que aqui a Hyundai reveja pelo menos em partes a controversa combinação visual dessa nova dianteira...
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.