Hyundai Palisade é SUV de 7 lugares e 300 cv que vai assustar o Commander
Desde que o Hyundai Santa Fe saiu de linha, a fabricante coreana não possui SUV com opção de sete lugares no mercado brasileiro. Claro que muito disso é devido ao imbróglio judicial da marca com a rede Caoa aqui no Brasil que se arrastou por muitos anos, mas isso deve acabar logo e com novidade de peso (e tamanho) em breve.
Afinal, a Hyundai Caoa trará ao Brasil o Palisade, SUV de 7 lugares da marca sulcoreana que estreou em 2020, como substituto justamente do Santa Fe. O modelo chegará aqui no próximo ano, virá importado para nós e já até apareceu em nossas terras, durante evento de apresentação prévia dos novos lançamentos da marca.
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O Palisade já está presente em alguns mercados como o dos Estados Unidos, por exemplo. Para garantir espaço o bastante para seus sete ocupantes, ele tem um tamanho avantajado e que chama atenção de qualquer um por onde passa: são 4.990 mm de comprimento; 2.900 mm de entre-eixos 1.970 mm de largura e 1.750 mm de altura.
Como referência, um Toyota SW4 mede 4.795 mm de comprimento; 2.745 mm de entre-eixos; 1.855 mm de largura e 1.835 mm de altura. Um Jeep Commander, em sua versão de topo Overland TD380, mede 4.769 mm de comprimento, 2.794 mm de entre-eixos, 1.859 mm de largura e 1.700 mm de altura.
Ou seja, isso quer dizer que, de todas as dimensões, o Hyundai é mais comprido, tem mais entre-eixos e mais largura, e só não é mais alto que o Toyota. Contra o Jeep, ele leva a melhor em todas as medidas.
Para empurrar tudo isso, ele conta com um motor V6 3.0 de ciclo Atkinson de 295 cv de potência e 36,1 kgfm de torque com câmbio automático de oito marchas. Nisso, ele perde e ganha do SW4, já que o Toyota tem um 2.8 turbodiesel de 204 cv de potência - onde o Hyundai é melhor – e 50,9 kgfm de torque – onde o Palisade perde.
Contra o Commander, o Hyundai leva a melhor nos dois quesitos, já que o 2.0 turbo diesel rende até 170 cv de potência e 38,7 kgfm de torque.
Por dentro o veículo carrega um bom nível de requinte. Tem o console central elevado e integrado ao envolvente do painel. A unidade que veio ao Brasil apresentou um interior com tons claros, sendo o revestimento dos bancos em um tom bege, e partes como a superfície do painel, em cinza.
Curiosamente, a dupla cluster de instrumentos e central multimídia lembram muito os dispositivos da Chevrolet Montana por causa de seus posicionamentos. Afinal, estão um ao lado do outro e temos ainda o fato de os mostradores do Hyundai Palisade também serem analógicos.
O preço do SUV deve ficar para cima dos R$ 300 mil, considerando os rivais que já temos no mercado. Para saber mais alguns detalhes, confira o vídeo do quadro O Que Vem pra Pista que fala tudo sobre o novato:
Jornalista Automotivo