Jeep registra SUV com cara de Land Rover e mais um jipão no Brasil
A Jeep acaba de registrar dois modelos no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) no Brasil. Trata-se do Jeep Recon e do Wagoneer na versão S. O primeiro com visual mais clássico e parrudo de jipão e o segundo com linhas mais suaves e cara de SUV de luxo – lembrando (e muito) o JLR Velar.
Com o registro das patentes dos dois produtos aqui, suas chegadas ficam mais próximas – embora a Stellantis ainda não tenha confirmado nada sobre esses modelos. Caso realmente desembarquem aqui, Jeep Recon e Wagoneer S virão ao Brasil importados como Grand Cherokee e Wrangler, terão pouco volume de vendas, e serão produtos de imagem da marca.
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Jeep Recon
O Jeep Recon poderia ser facilmente confundido com um substituto mais anabolizado do Jeep Renegade, que já é descontinuado fora do Brasil, e que por aqui não tem nenhuma projeção de atualização ainda. Mas isso aconteceria se a gente considerasse apenas o visual quadradão.
Afinal, a novidade é que o Recon possui a plataforma STLA Large, base para veículos híbridos e elétricos. E isso quer dizer que ele é bem maior que o Renegade, que usa atualmente uma base com medidas próximas à da STLA Medium – um nível abaixo da do jipão.
Como já dito pela Mobiauto, a previsão de finalização do projeto do jipão era para o fim deste ano. Mas com o registro das patentes no INPI, o processo pode ser acelerado e ele realmente pode chegar aqui.
Outro detalhe que chama a atenção é que o SUV pode ser equipado com motores elétricos, os quais podem render 400 cv de potência nas versões mais básicas e até 600 cv nas versões mais caras.
Jeep Wagoneer S elétrico
O Jeep Wagoneer S também tem como base a nova plaraforma da Stellantis para híbridos e elétricos, a STLA Large. A diferença é que o SUV será totalmente elétrico, ao que tudo indica. Em imagens vazadas no fim do ano passado, o Wagoneer aparece com um visual diferente dos demais produtos da marca, com linhas mais fluidas e design parecido com o do JLR Velar.
A versão elétrica conta com dois motores e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. Os propulsores, juntos, rendem ainda 600 cv de potência e garantem a tração integral para o modelo. Fora que a Jeep ainda promete uma autonomia de 640 km para o produto.
Vale lembrar que o Jeep Wagoneer tem porte grande, sendo bem maior que Toyota SW4, por exemplo. Sua plataforma permite a criação de produtos com comprimento entre 4,76 metros e 5,13 m.
Quanto a chegada dos produtos ao Brasil, isso ainda é incerto. Tanto o Wagoneer S, quanto o Recon, estão prometidos para a América do Norte primeiro, com chegada por lá no segundo semestre deste ano. Com o registro de patentes, a expectativa pela chegada dos SUVs aumenta, mas isso só deve acontecer após a apresentação dos produtos para o mercado estadunidense.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.