Mercedes-Benz 1113: caminhão muriçoca vira motorhome com Wi-Fi e ducha
Há algumas semanas publicamos na Mobiauto um caminhão Mercedes-Benz 1113 da décadade 1960 que ainda é produzido como modelo 0km até hoje. Agora surge mais um caminhão do tipo “muriçoca”, mas dessa vez mais equipado e transformado em motorhome para enfrentar milhares de quilômetros pela estrada.
Embora veículos do tipo motorhome ainda sejam mais difíceis de encontrar rodando em estradas e rodovias brasileiras, nos Estados Unidos e na Europa é um veículo mais comum de ver. Mas o difícil mesmo é encontrar um Mercedes-Benz L-1113, famoso caminhão que é utilizado até hoje no trabalho pesado, preparado para aproveitar sua merecida aposentadoria como motorhome. Uma unidade deste clássico está à venda na Alemanha.
Você também pode se interessar por:
- Mercedes L-1113: Caminhão muriçoca dos anos 60 é produzido como 0km até hoje
- Empresa cria Hilux Motorhome por R$ 500 mil e transforma caçamba em carretinha
- Fiat Titano chinesa tem versão motorhome original de fábrica
- Este Fiat Fiorino foi transformado em um motorhome completo (sem banheiro)
É o caso deste Mercedes-Benz LA 1113 B Variomobil 1974, que visualmente traz algumas leves diferenças em relação ao nosso clássico 1113 muriçoca, mas basicamente é o mesmo caminhão. A questão é que essa unidade deixou de lado o trabalho pesado para trazer um compartimento estilo baú na traseira que traz comodidade de muito apartamento, mas logicamente com um toque retrô, afinal, estamos falando de um caminhão da década de 1970.
Além de ser um clássico no Brasil, onde foi produzido em duas fases entre 1964 e 1989 o Mercedes-Benz L-1113 é um caminhão clássico também em sua terra natal, na Alemanha. Essa unidade em específico tem apenas 60.000 km rodados e está à venda na Collectors Garage, loja que afirma que o caminhão pertencia anteriormente a Polícia Federal Alemã, sendo utilizado como veículo de canhão de água (aquele comumente usado para dispersão de manifestações).
No histórico do Mercedes-Benz LA 1113 B, ele foi vendido para algum proprietário nos anos 2000, quando três anos depois passou por uma reforma completa para ser transformado em motorhome. A conversão foi feita pela empresa Variomobil, que deixou esse caminhão muriçoca em um verdadeiro companheiro para longas viagens – agora com muito conforto.
A carroceria quadrada tem diversas janelas para melhor iluminação interna e conta com muito espaço. A cozinha mesmo por exemplo traz fogão a gás, que fica escondido sob uma tampa de vidro junto de uma pequena pia para lavar depois aquela louça depois do almoço, enquanto um frigobar fica logo abaixo. Há também armários diversos para quem estiver “hospedado” guardar tudo o que precisa.
Podemos dizer também que o espaço aparenta ser bem aproveitado no Mercedes-Benz LA 1113 B, pois o caminhão traz ainda sala de estar com assentos numa charmosa padronagem em xadrez e televisão, além de um espaço separado como quarto que conta com dois colchões ao estilo beliche.
Tem até banheiro com uma ducha e água quente, cuja água é proveniente de um tanque de 300 litros (há ainda um tanque extra de água residual de 200 litros). Detalhe que parte de fora há um chuveiro extra, um toldo e três painéis solares 180 watts para abastecer a bateria do motorhome e dar conta da iluminação e ar-condicionado – afinal, ficar sem eletricidade no meio do nada não é uma boa.
Por fim há outras comodidades como sistema de internet sem fio Wi-Fi, navegador GPS, sistema de som com alto-falantes na parte externa, alarme e até mesmo um suporte elétrico para bicicletas elétricas. Dois tanques de propano (totalizando 11kg) ficam responsáveis para o abastecimento de gás.
Registrado com uma capacidade de 7,49 toneladas (originalmente são 11 toneladas), o motorhome Mercedes-Benz LA 1113 B teve essa alteração para atender motoristas que tenham carteira de habilitação convencional na Europa. O motor é um 5.7 diesel de 187 cv de potência, que trabalha com um câmbio de 12 marchas. Vale dizer que o eixo cardan e o diferencial blocante traseiro resultaram também em uma velocidade de cruzeiro a 100 km/h a 1.400 rpm, rotação mais baixa no motor comparado aos 80 km/h a 2.800 rpm no modelo original.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.