Mercedes L-1113: Caminhão muriçoca dos anos 60 é produzido como 0km até hoje
Quem tem mais de 30 anos certamente vai se lembrar dos caminhões Mercedes-Benz 1113 circulando pesado pelas ruas brasileiras, sendo também vistos facilmente rodando em trechos de rodovias com muita carga. O interessante é que o clássico caminhão foi aposentado no final da década de 1980 no Brasil, mas ele ainda é produzido em um lugar bem distante como caminhão 0km: o Irã.
Essa produção inusitada de um caminhão que foi lançado na década de 1960 tem como responsável a Iran Khodro Diesel (ou Iran Khodro Benz), uma empresa autorizada pela Mercedes-Benz a produzir até hoje os caminhões com visual inspirado no clássico Mercedes 1113. Vale lembrar que, além dos caminhões da marca alemã, a empresa iraniana também fabrica ônibus, micro-ônibus e vans para atender o mercado interno e exportar para outros países da região do oriente médio.
Você também pode se interessar por:
- Avaliação: Mercedes Actros, o caminhão que faz inveja a muito SUV de luxo
- As marcas chinesas que querem invadir o ABC para produzir elétricos
- VW Tarok: marca teve picape média com receita de Toro há 45 anos
- Fusca, Gol, Monza: essa empresa fabrica peças para manter clássicos vivos
Com projeto datado de 1959, os caminhões redondos da Mercedes-Benz da família 1111, 1113, entre outros são feitos até hoje pela Iran Khodro Benz, que atualmente se chama Khodro Diesel. Os caminhões feitos pela subsidiária iraniana, sendo produzidos somente dois modelos, que são os caminhões 1924 e 2624. Ambos trazem o clássico desenho que os consagraram, mas o primeiro traz tração 4x2 e o segundo, 6x4.
O mais curioso é que, embora tenham ainda um estilo que remonta ao final da década de 1950 e início da década de 1960, com faróis redondos integrados ao desenho oval da grade dianteira e capô alto, mas curto por conta da cabine bicuda semiavançada (famosa AGL), os caminhões ganharam algumas atualizações para dar um conforto a mais para os motoristas na boleia.
Bons exemplos são os novos bancos, volante redesenhado e espumado, bem como espelhos retrovisores mais próximos à cabine. O painel de instrumentos também se diferencia pela instrumentação mais completa com fundo preto e grafismos que remetem a caminhões dos anos 1990. Outros itens também estão disponíveis como freios ABS, além de outros de conforto como direção hidráulica, rádio com entrada USB e auxiliar e aquecedor da cabine – úteis em região de deserto como o Irã, região na qual o inverno é severo.
Debaixo do capô, tanto o Iran Khodro Benz 1924 quanto o 2624 vêm equipados com o motor OM-355LA turbodiesel de injeção direta, que se trata de um propulsor seis-cilindros em linha de 11,6 litros que rende até 280 cv de potência e mais de 100 kgfm de torque.
O câmbio é manual de seis marchas da ZF para o 1924, enquanto o 2624 utiliza uma caixa ZF de 16 marchas. Detalhe que apesar do caminhão remontar a um projeto de 1959, o motor diesel atende o padrão Euro 4 de emissões e tem até filtro de partículas diesel, o famoso DPF.
No Brasil o clássico caminhão Mercedes-Benz L-1111 foi produzido por 16 anos, entre 1964 e 1970, quando foi sucedido pelo mais moderno L-1113 – este último mais potente e fabricado até 1987 no país.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.