Mini-Camaro “deita” no drift com peças de Chevette, Gol e motor de Hornet
Dizem que nos dias atuais pouco se cria e muito se copia, mas isso não se aplica ao mini-Camaro do canal do Youtube TDS Garage.
O projeto leva à risca a frase “lobo em pele de cordeiro” e foi construído do zero, praticamente em escala 1:2, pelos mecânicos Thiago Sandri, Daniel Sandri e Muriel Medeiros, de São João Batista (SC), que são especializados em manutenção e preparação de motos.
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Por fora, o minicarro mais parece aqueles brinquedos elétricos com os quais a garotada adora brincar em shoppings. No entanto, o Camarinho guarda um segredo dentro de sua carcaça de fibra de vidro: um motor de 600 “cilindradas’ e quatro cilindros carburado, de 95 cv e 6,4 kgfm, herdado de uma Honda CB600F Hornet.
Thiago contou à nossa reportagem que o projeto estava há tempos na cabeça dos idealizadores. “Era um sonho de criança. A gente sempre quis fazer um mini carro com motor forte, e sempre gostamos do Camaro. Então nos juntamos e começamos a produção”, afirmou Sandri.
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E o projeto, de fato, começou pelo visual do muscle da Chevrolet. Sim, a ordem é de se estranhar, afinal a maioria das fabricações caseiras são iniciadas pela estrutura do chassi e só depois se pensa na carroceria que vai envolver todo o conjunto. Neste caso, o processo foi o inverso.
A primeira etapa de produção foi a cabine de fibra com seus traços inspirados no Camaro vendido entre 2009 e 2015 por aqui. Depois, os três mosqueteiros da TDS construíram a base do carrinho em barras tubulares de aço carbono de uma forma que encaixasse na tal bolha.
Com o chassi fabricado, os mecânicos aplicaram os sistemas de freio e suspensão, que mesclam peças de VW Gol e Chevrolet Chevette. Assim, restou apenas posicionar e fixar o motor e o câmbio, que é o mesmo manual de seis marchas usado na moto da Honda.
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Entretanto, a adaptação não foi simples, pois, diferentemente da motocicleta, o mini-Camaro de drift tem tração 4x2 traseira e sistemas de embreagem, freio e acelerador por pedal.
“O jeito foi adaptar várias alavancas e os cabos, até para poder usar o câmbio e também o volante”, concluiu Thiago.
Mas calma, que a montagem do brinquedinho não parou aí. Mais que andar com o carrinho, os proprietários queriam deslizar com ele. Por isso, instalaram uma tração bloqueada - igual à dos carros de drift - nas rodas traseiras para o mini-Camaro derrapar ao estilo BBS sobre o solo.
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Para finalizar o xodó, o trio aplicou a característica pintura amarela do Camaro de verdade, com faixas pretas sobre o que seria a tampa do cofre do motor. Também colocou um enorme (pelo menos para as dimensões do carrinho) aerofólio traseiro no melhor estilo Tokyo Drift.
De acordo com os donos, o projeto levou cinco meses para ser finalizado e não teve o preço calculado. Mas, com certeza, o mini-Camaro garante uma diversão tão boa quanto o Camaro verdadeiro, custando bem menos do que os R$ 400 mil pedidos pela Chevrolet para ter o brinquedo em escala real na garagem.
Imagens: TDS Garage
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.