Nissan terá um Renault Kardian para chamar de seu? Entenda

Marca japonesa promete um SUV inédito para o Brasil e radares apontam para um compacto
Renan Bandeira
Por
02.07.2024 às 21:27
Compartilhe:
Marca japonesa promete um SUV inédito para o Brasil e radares apontam para um compacto

A Nissan prometeu dois novos SUVs para o Brasil e um investimento de R$ 2,8 bilhões até 2027, além da produção de um motor turbo. Até o momento, a marca já confirmou a chegada de uma picape com porte de Fiat Toro para o mercado nacional e o SUV X-Trail.

Mas não será só isso. Teremos aqui ainda a nova geração do Kicks e o modelo atual convivendo, e a Nissan promete que o outro novo SUV será algo inédito no mundo. Pelo menos foi o que disse Guy Rodrigues, presidente da Nissan América Latina, aos colegas do Motor1.com.

“O segundo SUV nacional é um modelo que ainda é inédito no mundo”, confirmou Rodrigues ao site.

Você também pode se interessar por:

Mas onde se encaixaria o novo SUV?

Levando em consideração o que disse o presidente da Nissan para América Latina, podemos descartar um modelo acima do Kicks, que será o espaço ocupado pelo X-Trail. E como o próprio Kicks já existe, a aposta da Mobiauto é que o modelo seja de porte compacto e de entrada.

É basicamente o que a VW fará com o A0 SUV, o que a Fiat faz com o Pulse e a Renault com o Kardian. E é aí que entra a tese de que a Nissan terá um Renault Kardian para chamar de seu.

Os mais atentos vão lembrar que Renault e Nissan têm parceria mundial para troca de tecnologias. O novo Nissan Kicks já nascerá da costela do Kardian, por causa da plataforma CMF-B (batizada no Brasil de RGMP), por exemplo.

E essa mesma plataforma deve ser a usada para produção do novo SUV. Com os 2,66 metros de entre-eixos do novo Kicks, sobra espaço na base para a Nissan lançar um novo SUV menor e com essa medida em 2,60 m, que é o mínimo que a plataforma comporta. Justamente o que o Kardian tem hoje.

Dessa forma, a Nissan conseguiria cobrir todas as lacunas do mercado de SUVs. Tendo um novo SUV no primeiro degrau, o Kicks atual e o novo Kicks em uma faixa intermediária, bem como o novo X-Trail para fechar o catálogo.

Há chances de ser um SUV maior que o próprio Kicks? Sim, mas são bem remotas. A ideia é que os dois modelos prometidos para a fábrica de Resende (RJ) usem o motor 1.0 turbo flex. E isso basicamente impede que o modelo seja maior que o Kicks justamente por causa da elasticidade desse propulsor.

Só fica a dúvida para saber se esse motor será o mesmo do Renault Kardian, que é é o TCe 1.0, que hoje entrega até 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque.

Imagens ilustrativas: Nissan Magnite

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários