Nova Toyota Tacoma antecipa futura Hilux híbrida
Depois de vários flagras e especulações, a Toyota finalmente revelou as primeiras imagens e alguns detalhes da nova Tacoma para o mercado norte-americano. Caso você não saiba, a Tacoma é equivalente à nossa Hilux, e as novidades apresentadas podem aparecer por aqui em uma futura nova geração da picape.
Visualmente, a Tacoma ganhou linhas mais robustas. Na dianteira, o para-choque indica o grande ângulo de entrada (33,8º), enquanto as linhas são mais quadradas, incluindo os faróis, que agora possuem apenas um filete em LED para o DRL.
A grade toma boa parte da dianteira e é cercada por elementos que se confundem com o restante do para-choque. No centro da grade há o nome Toyota por extenso no lugar do logo da marca, ao menos para as versões mais voltadas para o off-road, como TRD Pro e Trailhunter – mostrando forte inspiração na irmã maior Tundra.
Essas versões também se diferenciam pelo alargador da caixa de roda, que agrega ainda mais robustez ao visual. Na traseira, há o nome da picape em baixo relevo e lanternas em LED no formato de “C”.
Comparado com o interior da Hilux atual, a nova Tacoma é um salto visual e tecnológico. Há central multimídia flutuante com até 14 polegadas e cluster de instrumentos digital.
A expectativa é que a nova geração da picape da Toyota vendida no Brasil chegue com o mesmo visual da Tacoma, já que elas terão projeto compartilhado, como contou a revista MotorTrend tempos atrás.
Hilux híbrida?
A Tacoma chegará ao mercado com novos motores. O primeiro deles é um 2.4 turbo de quatro cilindros que tem três calibrações: a mais mansa de 231 cv e 33,59 kgfm será destinada as versões de entrada, a intermediária rende 273 cv e 42,85 kgfm e a mais potente, 282 cv e 43,82 kgfm de torque.
No entanto, a grande novidade é o conjunto chamado de i-Force Max, que combina o motor 2.4 a um propulsor elétrico de 48 cv para chegar aos 330 cv e 64,28 kgfm de torque. A Tacoma não é oferecida no Brasil, mas há tempos a Toyota fala em ter uma Hilux híbrida e essa pode ser a resposta.
Toyota Safety Sense em todas as versões
O pacote Toyota Safety Sense engloba itens de auxílio ao condutor, como frenagem de emergência e controle de cruzeiro adaptativo, nesta nova geração, o pacote será item de série em todas as configurações.
Dessa maneira, a Toyota Tacoma 2023 terá:
- Sistema de pré-colisão com detecção de pedestres
- Alerta de saída de faixa com assistência de direção
- Controle de cruzeiro adaptativo
- Assistente de centralização em faixa com parada de emergência se detectar problemas com o motorista
- Leitor de placas
- Faróis altos automáticos
- Assistência de direção proativo
O assistente de direção proativo é uma novidade no Toyota Safety Sense. Quando as condições de operação do sistema são atendidas, usando a câmera e o radar do veículo, esse sistema é projetado para fornecer frenagem suave em curvas ou frenagem e/ou direção suaves para ajudar nas tarefas de direção, como controle de distância entre um veículo, pedestre ou ciclista à frente. O assistente não substitui o sistema de pré-colisão e funciona em diferentes circunstâncias.
Como se tornou padrão na Toyota, a garantia é de três anos, enquanto o sistema híbrido tem cobertura por 8 anos ou 100 mil milhas no caso dos Estados Unidos.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.