Novo Audi Q8: veja 10 novidades do SUV de luxo que estreia no Brasil

Utilitário premium atualiza visual, fica mais rápido e mais equipado
RP
Por
03.10.2024 às 19:00
Compartilhe:
Utilitário premium atualiza visual, fica mais rápido e mais equipado

Lançado em 2019 no Brasil, o Audi Q8 passa por sua primeira reestilização no país. O facelift do SUV de luxo surgiu na Europa em setembro do ano passado, mas só agora desembarca por aqui. Além das novidades no visual, o Q8 será vendido inicialmente em apenas uma versão com V6 de 340 cv por R$ 775.000. Apesar da mesma potência de antes, o utilitário está mais rápido. Saiba por quê e veja mais novidades do novo Audi Q8:

Você também pode se interessar por:

1)     Design

A grande mudança do novo Audi Q8 é o visual. Mesmo assim é bem discreta. De cara dá para notar o novo formato e arranjo interno dos faróis de Matrix LED, que podem assumir quatro desenhos das luzes diurnas (DRL) se o comprador optar pelo pacote opcional com tecnologia laser. Além disso, o SUV traz novos para-choques com tomadas de ar maiores, novo logotipo (que estreou no Q8 e-tron) e a grade hexagonal com o preenchimento em colmeia está mais robusta.

De perfil, é possível ver que as rodas cresceram do aro 22 para o aro 23. Atrás, as lanternas também foram levemente modificadas (e também podem ter o arranjo interno personalizado), o para-choque está mais encorpado, há um pequeno difusor e a Audi volta com a dupla saída de escapamento real - e não mais falsa como era no antecessor.

2)     Interior

Enquanto não traz a nova geração de interiores da Audi (que estreou no Q6 e-tron e, mais recentemente nos novos Q5, A5 e A6), o Q8 mantém as três telas na cabine: o quadro de instrumentos de 12,3 polegadas, que ganha uma funcionalidade de mostrar os carros em volta do SUV, a central multimídia de 10,1” e um terceiro visor de 8,6” que tem as função exclusiva do sistema de climatização.

O Q8 agora vem também com os bancos superesportivos do RS Q8. Os apoios laterais são maiores e mantêm o corpo do motorista mais firme e sustentado, principalmente nas curvas.

3)     Motor

O novo Audi Q8 mantém o conhecido V6 3.0 turbo de 340 cv e 51 kgfm de torque híbrido leve (tem ajuda de um sistema 48V). Com tração integral e transmissão automática de oito marchas, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. O tempo, segundo a marca alemã, baixou 0,3 s devido a recalibração e otimização do propulsor por meio de software. A velocidade máxima é de 210 km/h.

4)     Equipamentos

A gama de itens de série do novo Audi Q8 está mais completa: ar-condicionado de quatro zonas, suspensão adaptativa, pacote de luzes internas com 30 opções de cores, porta-malas com abertura e fechamento elétricos, câmera 360°, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de permanência faixa, faróis full-LED Matrix, gerenciamento da pressão dos pneus, assistente de estacionamento, sistema de som Bang & Olufsen com 17 alto-falantes, teto solar, duas entradas USB para o banco traseiro, bancos superesportivos de couro, fechamento suave das portas com atuadores servo-motores (soft-close), start/stop e central multimídia com tela de 10,1 polegadas.

5)     Eixo traseiro esterçante e suspensão adaptativa

O que era opcional no anterior, agora vem de série. O eixo traseiro esterçante pode movimentar as rodas traseiras em até 5°. Em baixas velocidades, as rodas esterçam em sentido oposto às dianteiras e ajudam a diminuir (bastante) o raio de giro e facilitar manobras. Lembrando que o Audi Q8 tem 5 metros de comprimento e quase 2,99 m de distância entre-eixos.

Já em altas velocidades, as rodas traseiras se movimentam na mesma direção das dianteiras e propiciam mais estabilidade para o SUV fazer curvas.

A suspensão adaptativa, por sua vez, ajusta a altura do SUV. Dependendo do modo de condução, a carroceria do Q8 consegue subir até 5 cm (para enfrentar obstáculos mais robustos) ou abaixar em até 4 cm para melhorar a dinâmica e o arrasto em velocidades mais altas ou de cruzeiro.

6)     Opcionais

Com a lista de itens de série mais generosa, a Audi reduz os opcionais do novo Q8. Agora são “apenas” quatro. Os faróis Matrix LED podem ter tecnologia laser, que aumenta o alcance e permite a personalização da assinatura do DRL. O preço é de R$ 26.000. Já o head-up display, que projeta informações do carro no para-brisa sai por R$ 16.000. Capa do retrovisor de carbono (R$ 8.000) e assistente de visão noturna (R$ 24.000) completam a lista.

7)     Cores

O SUV de luxo terá nove cores de carroceria (três inéditas), entre sólidas, metálicas e perolizadas. São elas: branco Carrara, azul Ascari (novidade), azul Waitomo, branco Geleira, bege Sakhir (nova), prata Satélite, preto Mito, vermelho Chili (novidade) e cinza Daytona.

8)     Versão e preço

O novo Audi Q8 será vendido apenas em uma configuração no Brasil, a Performance Black com pacote esportivo S Line, que traz soleira iluminada, bancos esportivos e pedaleiras de alumínio. Custa R$ 774.990, mas pode chegar perto dos R$ 850.000 com os opcionais. Na linha 2023/2024, o SUV era vendido por R$ 726.990 (com menos equipamentos, vale ressaltar).

9)     Garantia

Como já fez na linha do Q7, a Audi também amplia a garantia do Q8 de dois para três anos (de fábrica). O comprador ainda pode optar por estender, em até dois anos, o plano de garantia do SUV e chegar a cinco anos.

10)E o RS Q8?

Apresentado recentemente e acompanhando a estética do Q8, a versão esportiva do SUV também vem ao Brasil em um segundo momento. O Audi RS Q8 Performance, versão topo de linha, agora tem 640 cv (40 cv a mais que o anterior) e quase 87 kgfm de torque. O 0 a 100 km/h é feito em 3,6 segundos.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp


Comentários