BYD Dolphin despenca e vende menos de mil unidades em setembro

Com uma queda de vendas de quase 25% em relação a agosto, o BYD Dolphin dá motivos para a chinesa se preocupar
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03.10.2024 às 12:38 • Atualizado em 27.11.2024
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Com uma queda de vendas de quase 25% em relação a agosto, o BYD Dolphin dá motivos para a chinesa se preocupar

Enquanto algumas montadoras como a Fiat estão felizes com o desempenho de mercado dos seus modelos no último mês, leia-se Argo, Mobi e Cronos, a BYD tem motivos para se decepcionar. Isso porque o BYD Dolphin despencou em vendas e emplacou menos de mil unidades em setembro.

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A Mobiauto já informou nesta semana quais foram os 30 modelos mais vendidos de setembro, porém é preciso olhar um pouco além do top 30 para achar o BYD Dolphin. O hatch elétrico foi o 56º carro mais vendido do mês, com 795 emplacamentos, segundo a consultoria Jato.

 

Vale lembrar que em agosto o Dolphin havia registrado 1.056 vendas e assim assegurado o posto de 38º modelo mais emplacado do mês. Deste modo, a queda foi de 261 unidades vendidas, ou cerca de 24,7%, de um mês para o outro.

Porém, vale notar, que no próprio mês de agosto o elétrico também já registrava queda em relação ao anterior. Em julho, foram 1.467 vendas, 411 a mais que em agosto. Assim, do sétimo para o oitavo mês, o decréscimo foi de cerca de 28%. Na época, a Mobiauto atribuiu essa queda ao lançamento do BYD Dolphin Mini de cinco lugares.

 

A queda do Dolphin, porém, vem de antes. Em junho, o elétrico havia emplacado 1.514 vezes. Em comparação com julho, são 47 unidades a mais, o que corresponde a queda perto dos 3,1%.

A última vez que o modelo cresceu em vendas foi de maio para junho, quando saltou de 1.145 para 1.514 vendas, um crescimento de 369 emplacamentos, ou cerca de 32,2%.

 

Mas por quê? Pode ser que o Dolphin Mini de cinco lugares tenha sim culpa, mas pode-se ver que a queda vem desde antes de seu lançamento. Além disso, o próprio Dolphin Mini perdeu vendas de agosto para setembro, ao emplacar 129 unidades a menos (-5,6%).

Não há resposta exata sobre o porquê dessa situação. Pode ser apenas um período atípico, ou a resposta natural dos brasileiros a veículos elétricos. Também pode ser que a BYD não tenha mais o fator novidade e a procura de seus carros tenha, naturalmente, diminuído.

 

Sobre este último ponto, vale notar que, além de Dolphin e Dolphin Mini, outros modelos da marca também venderam menos em setembro. O BYD Song Pro e Song Plus somados (pois a Fenabrave não os diferencia) caíram 344 vendas (- 13,7%). Já o BYD King emplacou 111 unidades a menos (-29%).

No fim, são só hipóteses criadas a partir de números frios. Pode ser que em outubro o BYD Dolphin dispare em vendas, assim como os outros modelos da BYD, mas pode ser que não. O fato é que o elétrico perde vendas, resta esperar para saber até quando.

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