Novo Honda WR-V: o que estão falando do SUV que será feito no Brasil
Apresentado mundialmente no ano passado, o Honda Elevate é sem dúvidas um dos produtos mais importantes da marca japonesa, tanto para o mercado mundial quando para o Brasil. Porém ele chegará por aqui como novo Honda WR-V e será importante para ficar posicionado entre o City e o HR-V na gama atual da marca. A questão é: o que estão falando do SUV?
Você pode se interessar por:
- Novo Honda WR-V: como é o sistema híbrido flex que SUV usará no Brasil
- Novo Honda WR-V é SUV com truques de Fit para não deixar VW Nivus em paz
- Como é o novo Honda WR-V que será feito no Brasil e poderá ser híbrido
- Em breve no Brasil, Honda WR-V dará origem à elétrico inédito
Lançado em alguns países como Malásia, África do Sul e até mesmo Japão, o novo Honda WR-V é um modelo com produção na fábrica de Tapukara, na Índia. Além de atender o mercado local, a planta indiana ficará responsável por exportar as unidades para outros países. Basicamente, a novidade é um SUV compacto derivado do City que terá um papel necessário de aumentar o volume de vendas da Honda em diversos mercados, inclusive o Brasil.
Como é o novo Honda WR-V?
Produzido com base na mesma plataforma do sedan City, o novo Honda WR-V (chamado de Elevate em outros mercados) tem porte de SUV compacto, assim mede seus 4.312 mm de comprimento, 1.790 mm de largura e 1.650 mm de altura. Já sua distância entre-eixos é praticamente igual ao do VW T-Cross, por exemplo, com 2.650 mm.
Quando falamos de espaço no porta-malas, o novo WR-V tem capacidade para bons 458 litros – bem mais do que o T-Cross (373 litros) e acima até do Nissan Kicks (432 litros). Seu visual é mais quadradão com capô mais reto e alto, enquanto a dianteira tem faróis afilados e tradicionais (sem o estilo de dois níveis tão comum hoje), que é unida por uma régua cromada acima.
A grade dianteira, por sua vez, tem dimensões generosas e o para-choque conta com luzes de neblina redondas posicionadas nas extremidades sobre um acabamento em plástico preto triangular. De perfil traz janelas estreitas e linhas bem definidas, enquanto na traseira tem uma lanterna inteiriça que ajuda a dar volume no carro.
O que estão falando sobre o SUV?
Além de compartilhar a plataforma com o City, o novo WR-V vai também ter o mesmo motor 1.5 aspirado, que no caso do modelo indiano só pode ser abastecido gasolina e entrega 122 cv de potência e 14,8 kgfm de torque. O SUV pode ter câmbio manual de 6 marchas ou automático do tipo CVT – este o modelo conhecido por jornalistas na imprensa internacional.
Por falar nisso, o motor 1.5 foi aspirado foi unanimidade entre os sites automotivos do exterior que tiveram contato com o novo Honda WR-V. Mas não por sua força que fica dentro do esperado para o segmento, mas pelo bom nível de consumo.
As publicações Carmag e Cars e IOL da África do Sul destacaram o ótimo consumo do novo SUV compacto, algo que era até previsto por conta do City, que até no Brasil (onde é flex) obtém boas médias. O consumo divulgado para o novo WR-V é de 15,3 km/l na versão com câmbio manual e de até 16,9 km/l com transmissão automática CVT AT. No caso da Autocar India, o consumo do WR-V também foi elogiado, mas o SUV fica um pouco atrás dos rivais com motor turbo.
As impressões da publicação indiana destacaram ainda a boa dirigibilidade do SUV, bem como a melhor calibração no volante na categoria para o mercado indiano, sendo bastante progressiva. O Autocar India ainda elogiou o bom comportamento da suspensão do novo WR-V, que “surpreendentemente tem pouco oscilação de carroceria para um SUV tão alto”.
Equipado com câmbio CVT na versão automática, o novo WR-V também teve o característico zumbido da transmissão continuamente variável mencionada pelas publicações, principalmente em situações de retomada na estrada. É algo que conhecemos por aqui tanto no City, City Hatch e HR-V com esse conjunto. A altura em relação ao solo de 220 mm foi elogiada para trafegar em vias esburacadas ou para enfrentar valetas – realidade que países como Índia e África do Sul também enfrentam.
Foi unanimidade também o espaço interno do novo Honda WR-V, que ostenta uma distância entre-eixos interessante. Segundo o site Cars, foi possível acomodar com conforto até pessoas com 1,90 metro de altura, isso com o banco do motorista ajustado para alguém do mesmo tamanho. Por fim, embora tenha a presença de plástico duro na cabine, foi elogiado a qualidade de construção e a presença de algumas partes em material macio ao toque, o deixando mais refinado do que ele realmente é. Ponto para a marca japonesa.
A expectativa é que o novo Honda WR-V seja revelado ainda este ano pela marca no Brasil, assim como o Toyota Yaris Cross, seu futuro rival. Os preços devem ficar entre R$ 130 mil e R$ 160 mil para o WR-V.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.