Novo Hyundai Creta chega no fim do ano com câmera de ponto cego no cluster
A Hyundai divulgou um vídeo com mais detalhes do interior do novo Creta na manhã desta quinta-feira (22). O material publicado no site da marca mostra que a renovação do SUV não será apenas visual, apostando em tecnologia embarcada, e que ele estará nas lojas apenas no fim deste ano.
Isso significa que houve atraso no cronograma, inicialmente organizado para lançar a dita segunda geração do SUV (que utiliza a mesma plataforma e partes da estrutura do antecessor) entre agosto e setembro.
Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto
No teaser, a Hyundai mostrou que a versão mais completa do Creta 2022 terá freio de estacionamento eletrônico, sistema Auto Hold, aquecimento de bancos e a nova central multimídia blueNAV de 10,25 polegadas com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto - mas sem detalhes sobre a conexão ser via cabo ou não.
Leia também: Novo Jeep Renegade turbo terá visual renovado e volante do Compass
Além disso, o SUV contará com novo quadro de instrumentos digital de 7 polegadas com monitoramento de ponto cego embutido através de câmera. O sistema é parecido com o visto em carros da Honda, com a diferença que a imagem dos veículos que trafegam à direita aparece no próprio cluster, e não na central multimídia.
Haverá ainda volante multifuncional com aletas para trocas de marcha e pacote de segurança Smart Sense. Neste kit, o Hyundai reúne itens como frenagem autônoma emergencial, assistente de permanência em faixa e piloto automático adaptativo, conforme as luzes-espia do painel denunciam.
Linha 2022
A nova geração do SUV compacto conviverá com uma versão da atual na linha 2022, como a Mobiauto já contou em primeira mão neste outro artigo.
O Creta antigo será mantido na versão Action 1.6 AT como opção de entrada, empurrada pelo motor Gamma quatro-cilindros 16V de 1,6 litro, com 123/130 cv e 16/16,5 kgfm (gasolina/etanol), gerenciado pela já conhecida caixa automática de seis marchas. Esta deve ser a única opção do Creta 2022 abaixo de R$ 100 mil.
Leia também: Avaliação: vale comprar o Hyundai Creta atual com o novo por chegar?
Já o novo Creta virá munido, nas versões mais básicas, do motor 1.0 Kappa turboflex herdado de HB20 e HB20S, um três-cilindros 12V com injeção direta de 120 cv e 17,5 kgfm. O velho 2.0 aspirado quatro-cilindros 16V aspirado flex de 156/166 cv e 20,5 kgfm deve seguir nas opções de topo. Toda a gama terá câmbio AT6.
Visual
A Mobiauto já contou detalhadamente neste outro artigo como será o visual controverso da “nova geração” do Creta 2022, bem como suas novidades internas.
A marca sul-coreana apostou no visual apresentado na Rússia para o SUV nacional, com grade em formato diamante, faróis full-LED alojados no pára-choque e em peças trapezoidais - que é a nova tendência de design do mercado -, e luzes de condução diurna alinhadas ao capô.
Leia também: Fiat Pulse terá painel de mini-Compass com peças de Argo, Strada e Toro
A traseira nada convencional terá o conjunto óptico de LED dividido em dois andares também, com a tampa do porta-malas visualmente mais limpa e assinatura “Creta” centralizada.
Por dentro, o Creta ainda terá ar-condicionado automático e digital, que não pareceu nos detalhes do interior, mas que deve compor a gama de opcionais do veículo.
Você também pode se interessar por:
Fiat terá três SUVs tamanho P, M e G nos próximos anos
Novo Nissan Kicks Sense, Advance e Exclusive: detalhes em 27 fotos
Avaliação: vale comprar o Hyundai Creta atual com o novo por chegar?
Novo Jeep Renegade turbo terá visual renovado e volante do Compass
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.