Novo Hyundai Creta ganha motor de Tucson para competir com Jeep Compass
O novo Hyundai Creta foi oficialmente lançado no mercado brasileiro nesta semana e, além da reestilização visual, existem novidades mecânicas para o modelo. O SUV compacto ganhou o antigo motor do Hyundai Tucson, com o intuito de competir com o Jeep Compass.
Você pode se interessar por:
- Novo Hyundai Creta Ultimate: conheça a reestilização em 32 fotos exclusivas
- Flagra: Hyundai Creta elétrico revela mais detalhes do interior
- Novo Hyundai Creta 2025: quais as principais novidades do SUV contra o atual
- Hyundai HB20 ganha descontos e sai por menos de R$ 80 mil
O antigo visual do Hyundai Creta, que já causou muitas polêmicas graças ao seu conjunto óptico repartido, ficou para trás. Agora, o design é marcado por linhas mais robustas, inspiradas no Palisade, e ar mais futurista. Mas e o motor de Tucson?
Para as versões de entrada, a Hyundai Creta manteve o motor 1.0 turbo, porém a versão de topo de linha, a Ultimate, trocou de motorização. O propulsor 2.0 aspirado flex ficou de lado para dar lugar ao 1.6 turbo, que rende 193 cv de potência e 27 kgfm de torque, além de ser associado a um câmbio de dupla embreagem com sete marchas.
Aos que não sabem, esse novo motor 1.6 turbo faz parte da família Smartstream da Hyundai, o qual é uma evolução do antigo propulsor 1.6 turbo Gama II, que integrava a terceira geração do Hyundai Tucson.
Sob o capô do Tucson, o conjunto rendia 177 cv de potência e 27 kgfm de torque. O uso dessa usina, vale ressaltar, não é à toa, visto as novas pretensões do Hyundai Creta para o mercado brasileiro.
A partir de agora, o Creta Ultimate, que traz esse novo conjunto, buscará concorrer no mercado dos SUVs médios, junto a Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Sob essa perspectiva, o uso do motor do Tucson faz bastante sentido, visto que este se trata justamente de um SUV médio.
Nova concorrência
Para efeito de comparação, o Jeep Compass conta com o propulsor 1.3 turboflex de quatro cilindros em linha em suas versões de entrada. A usina desenvolve 185 de potência e 27,5 kgfm de torque. A transmissão é automática de seis marchas.
Nas variantes mais baratas, o Corolla Cross é equipado com o motor 2.0 aspirado, de 177 cv e 21,4 kgfm, o qual é associado a cum câmbio automático CVT de 10 marchas simuladas.
Em relação a preços, o novo Creta Ultimate parte de R$ 189.990. Para Compass e Corolla Cross, as cifras são de R$ 182.990 e R$ 179.890, respectivamente, em suas configurações de entrada.
Quanto a medidas, o Creta é menor em quase todos os sentidos que seus rivais, o que não é surpresa, visto que o sul-coreano é posicionado em um segmento abaixo. O SUV sul-coreano ganha somente do Corolla Cross em altura, são 1,63 m e 1,62 m, respectivamente.
Novo SUV do HB20
Por fim, vale dizer que esse movimento da Hyundai não é à toa. A montadora prepara, já para 2025, um novo SUV compacto baseado no Hyundai HB20, conforme noticiado pela Mobiauto, com função de brigar com Renault Kardian e Fiat Pulse.
Assim, faz sentido tentar posicionar o novo Hyundai Creta mais acima no mercado, pois deste modo ambos os modelos não concorrerão um contra o outro e irão permitir à Hyundai uma maior cobertura de mercado.