Flagra: Fiat Fiorino em testes indica novidade para o Fiat Mobi

Furgão e hatch subcompacto vão receber atualização no conjunto mecânico
Vinicius Moreira
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09.10.2024 às 14:45 • Atualizado em 27.11.2024
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Furgão e hatch subcompacto vão receber atualização no conjunto mecânico

O Fiat Fiorino com placa verde de teste, mas sem sequer alguma camuflagem, o que isso diz? A resposta pode estar embaixo do capô do furgão. Isso porque o visual não deve mudar tão cedo, mas o trem de força deve evoluir. Esse movimento chama atenção para outro modelo da marca italiana, o Fiat Mobi.

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O perfil @placaverde publicou as imagens no Instagram e cedeu gentilmente à Mobiauto. No flagra, a foto do interior do furgão mostra alguns fios, que provavelmente são para calibração do motor 1.3 Firefly, que deverá ser uma das novidades para o Fiorino a partir de 2025.

Lembrando que atualmente, o Fiat Fiorino é equipado com o motor 1.4 Fire Evo. Já o Mobi recebe o 1.0 Fire Evo de quatro cilindros, que no subcompacto rende até 75 cavalos de potência e 9,7 kgfm de torque, aliado ao câmbio manual cinco marchas.

Para o furgão, o movimento de troca deverá ser do 1.4 Fire Evo para o 1.3 FireFly, assim como aconteceu na Fiat Strada, que em 2023 também abandonou de vez o 1.4 para equipar as versões de entrada e intermediárias da picape com o FireFly. Esse trem de força oferta 107 cv de potência e 13,7 kgfm. Além da picape, o 1.3 Fire Fly também é usado no Fiat Argo, Cronos e Pulse.

No caso do Mobi, deve sair o 1.0 Fire Evo de quatro cilindros para chegada da usina de três cilindros 1.0 FireFly, com os mesmos 75 cavalos de potência, mas com 10,7 kgfm de torque e que atua como propulsor das versões de entrada do Fiat Argo, Peugeot 208 e Citroën C3. Esse motor aspirado no Mobi não seria uma novidade, pois em seu lançamento em 2016, o subcompacto era equipado com FireFly.

Existem duas grandes motivações para essa troca: normas de emissões e corte de custo. Na primeira, a nova fase do Proconve PL8 para regras de emissões de poluentes já está batendo na porta com início em 2025. Já na economia de custo, a montadora pega um motor na prateleira que já é fabricado em grande escala, enquanto hoje o motor 1.0 Fire Evo é utilizado apenas no Mobi. Com isso, ele deve dar seu adeus definitivo.

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