Novo Hyundai Tucson: o que estão falando do SUV rival do Compass
Sucesso de vendas no Brasil no final dos anos 2000, o Hyundai Tucson tinha o mesmo papel à época dos atuais Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos, só para citar os principais SUVs médios do mercado. Mas o SUV médio acabou ficando atrasado no Brasil perante o mundo, já que até pouco tempos atrás ele era vendido uma geração atrasada por aqui.
A boa notícia é que isso não deve demorar para mudar em breve, pois o novo Hyundai Tucson está nos planos da marca. Em fevereiro deste ano confirmamos que o SUV voltará ser produzido no Brasil após anos de ausência, já que o modelo retomado em 2023 ainda vinha como importado. Além disso, as mesmas fontes próximas à marca revelaram que o SUV será produzido na fábrica da marca em Anápolis (GO).
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Para quem não está muito por dentro, vale relembrar que o imbróglio que envolvia a operação de Hyundai Brasil e Hyundai CAOA chegou ao final. Com isso a importação ou produção de novos veículos da marca sul-coreana ficarão sob a responsabilidade da operação nacionalizada da montadora, a Hyundai Brasil (HMB) e não mais ao grupo de Carlos Aberto de Oliveira Andrade (CAOA).
Como é o novo Hyundai Tucson
Atualmente na quarta geração, o Tucson vendido no exterior foi apresentado há bons anos, em 2021, mas nunca desembarcou em terras tupiniquins. Mas agora o novo SUV médio vai tirar esse atraso com um design bem marcante, que recentemente ganhou uma atualização em março deste ano lá fora.
O novo Hyundai Tucson deverá ser um dos primeiros modelos a trazer a nova linguagem de design da marca para o Brasil, que será replicada no novo Hyundai Creta – este flagrado recentemente em testes no país. A grade dianteira do novo Tucson traz faróis integrados à grade como o modelo de 2021, mas com três elementos na grade frontal ligados a uma quarta assinatura em LED nos cantos. Os faróis principais ficam logo abaixo, separados e que ficam adornados no para-choque – que ficou com linhas mais retas.
A
grade dianteira tem preenchimento agora em acabamento tipo colmeia que
substitui os elementos horizontais do modelo antigo, enquanto a tomada de ar
inferior do para-choque ficou mais angular e com desenho mais agressivo no
geral. Em resumo, parece que o Tucson 2025 ficou mais largo. Na traseira foi
mantido a lanterna inteiriça com dois elementos verticais em cada lado, bem ao
estilo do Ford Mustang Mach e (que surgiu depois na indústria). Apenas a parte
inferior do para-choque traseiro mudou, principalmente os refletores.
A nova geração do Hyundai Tucson tem porte médio-grande e mede seus 4,64 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,66 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, o Jeep Compass tem 4,40 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos, enquanto o Toyota Corolla Cross mede 4,46 m e 2,64 m, respectivamente. O SUV sul-coreano é um pouco maior que os rivais, mas um pouco menor que o BYD Song Plus, por exemplo, que tem 4,70 m de comprimento e 2,76 m de entre-eixos.
Na cabine podemos esperar um bom acabamento e com duas telas integradas de 12,3” cada em destaque na cabine ao melhor estilo Mercedes-Benz. As saídas de ar são bem estreitas e se camuflam no painel. Curioso é volante que abandona o logo da Hyundai e traz quatro pontos no lugar.
Por dentro, o modelo oferece um acabamento interno mais requintado e grandes telas para painel de instrumentos e multimídia. A inspiração na marca das três estrelas está também no seletor de câmbio, que fica atrás do volante, à direita. Isso abriu espaço para o console central, que traz um grande porta-copos e nicho para carregador de celular sem fio.
O que estão falando sobre o novo Hyundai Tucson?
Como é de praxe, fomos consultar o que a imprensa especializada está dizendo sobre o modelo escolhido. No caso do Hyundai Tucson, vamos abordar o modelo recentemente atualizado vendido nos Estados Unidos, entre outros mercados, e também a versão pré-facelift, que é vendido no vizinho Uruguai.
O design impressiona muito mais do que a geração anterior, o que uma unanimidade desde quando essa quarta geração foi revelada quatro anos atrás, chamando muito a atenção na rua segundo o Autoblog Uruguay. Mas um ponto que o Tucson carrega como negativo tal qual o Hyundai HB20 vendido no Brasil atualmente é a seta traseira, alocada muito para baixo.
“...são um tanto baixos e muitos motoristas que chegam muito próximo do veículo provavelmente não saberão quando vamos virar uma esquina. É um detalhe de design questionável, para dizer o mínimo”, destacou o site uruguaio em teste.
Vale lembrar que nos Estados Unidos o Tucson é oferecido tanto com motor 2.5 aspirado quanto com 1.6 turbo, que pode ser híbrido. Nas versões 2.5 são 190 cv de potência, enquanto o híbrido pode render 234 cv de potência combinada e o híbrido plug-in 272 cv. Para o Brasil, podemos colocar que o mais cogitado são as versões híbridas, embora ainda não tenha nada confirmado.
O que não parece ter mudado é a qualidade construtiva do SUV médio, que evoluiu neste aspecto. “O requinte do Tucson é um ponto forte, com uma condução confortável e silenciosa na rodovia”, afirmou o site Carbuzz, que destacou também o bom comportamento do utilitário em curvas, apesar de não ter nenhuma pretensão esportiva.
O modelo pré-reestilização
Tal refinamento também foi destacado pelo Autocar India, que elogiou como o SUV isola os passageiros. “O que também brilha, mesmo em um curto trajeto pela cidade, é o refinamento e sofisticação. A maneira como o Tucson fecha o mundo lá fora e reduz o ruído da estrada na cabine durante o trajeto diário para o trabalho é, particularmente, agradável”.
O bom nível de acabamento com materiais emborrachados e acabamentos metálicos na cabine também sobressaíram, assim como o amplo espaço interno também parece ser uma de suas cartas na manga, já que o Tucson conta com entre-eixos de bons 2,75 metros. “Também aumentando o quociente de "luxo" estão os materiais usados no painel e os acabamentos metálicos bem executados, e então há a largura da cabine e o espaço disponível na segunda fileira”, completou o site indiano.
Na avaliação do site australiano Car Expert, que testou o SUV na versão híbrida, o novo Hyundai Tucson traz uma proposta diferente, principalmente em relação aos híbridos Toyota. “A abordagem da Hyundai e da Kia para a hibridização é um pouco diferente da da Toyota, visando equilibrar eficiência com desempenho em vez de economizar absolutamente cada gota de combustível. Também é mais convencional de dirigir”. O utilitário conta com desligamento do motor 1.6 turbo em velocidades de cruzeiro, priorizando o elétrico para economizar combustível.
O desempenho, por fim, também foi elogiado. “O Tucson Hybrid não parece um Prius quando se acelera. É bastante ágil e não tem o ruído do CVT que se ouve num RAV4 Hybrid sob aceleração”, finaliza a publicação australiana.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.