Novo Jeep Compass 2022 poderá ser reservado com sinal de R$ 3.000
O Jeep Compass é líder disparado de vendas entre SUVs médios no Brasil. E para se defender da chegada de Toyota Corolla Cross e VW Taos, terá sua reestilização de meia vida apresentada na próxima segunda-feira (5). No lançamento, o grupo Stellantis disponibilizará para a pré-venda um lote de 1.000 unidades da Série Especial 80 anos, que comemora o aniversário da marca.
Além do design renovado - já explicado pela Mobiauto -, a configuração terá exterior todo escurecido em tom grafite, interior com acabamento em Black Piano, costuras e revestimento interno em preto, e assinaturas “80th” na carroceria e no habitáculo.
Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto
O preço e a motorização da série serão divulgados pela Jeep no início da pré-venda, que também começa na segunda. Na data, a partir das 16h, será liberada a reserva da configuração no hotsite próprio para a pré-venda do Compass 2022 e na rede de concessionárias da marca, mas não para todos...
Durante as primeiras 48h após o lançamento, quem já é cliente Jeep terá preferência em adquirir a linha 2022. A fabricante promete pagar preço de tabela Fipe - você pode consultar a do seu carro aqui - nos Renegade e Compass usados de pessoas físicas.
Com isso, a pré-venda para o público geral será liberada apenas às 16h da quarta-feira (7). O sinal será de R$ 3 mil para todos e, depois que o valor for pago, o comprador receberá um voucher por e-mail com a confirmação do pedido.
Caso o interessado desista de ter o Compass 2022 após a apresentação oficial, o valor investido será devolvido, de acordo com a Jeep.
Leia também: Novo Compass, Taos e Corolla Cross: as diferenças de motores e dimensões
De acordo com a marca, quem adquirir a versão especial na pré-venda, terá o faturamento do pedido feito em até 30 dias, e levará para casa um kit com Echo Dot (4ª Geração) Smart Speaker com Alexa, nécessaire da coleção Compass e chaveiro da coleção de 80 anos.
O que muda no novo Compass?
Visualmente, as mudanças são mais perceptíveis na cabine do que na carroceria do SUV. Externamente, terá novos faróis full-LED, que são mais afilados, e design interno das sete divisórias da grade frontal em cascata, deixando o de colmeia.
Na traseira, a lanterna terá novo desenho interno e o Compass ainda carregará uma falsa ponteira dupla de escape, para dar uma incrementada no visual.
Por dentro, as mudanças são mais relevantes, como foi dito acima, e o Jeep terá acabamento mais sofisticado e materiais suaves ao toque nas guarnições de portas e painel, que, por sua vez, é novo painel, com divisões em faixas horizontais e em cores contrastantes.
Leia também: Esta é a nova Fiat Toro, e quem viu o visual não está gostando dele
O SUV terá ainda novo volante, quadro de instrumentos 100% digital, console central elevado em preto brilhante, nova régua de comandos para o ar-condicionado, central multimídia flutuante de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, carregador por indução, portas USB do tipo C e assistências semiautônomas.
Por fim, outra novidade, é que o Compass ficou maiorzinho. Na China, foi apresentado com 4.424 mm de comprimento, 1.819 mm de largura, 1.652 mm de altura e 2636 mm de entre-eixos. Comparando com o atual, são 8 mm a mais de comprimento e 14 mm a mais de altura.
Além disso, os para-choques das configurações flex e a diesel serão diferentes tanto no ângulo de ataque quanto nos recortes internos.
Novos motores
Essa é a principal novidade da linha 2022. O Compass será equipado nas versões flex com o novo motor GSE 1.3 turboflex de 180 cv e 27,5 kgfm, abastecido com gasolina. A marca não revelou as especificações do propulsor alimentado com etanol, mas nossa reportagem estima que a potência ficará entre 183 e 186 cv.
Ele é derivado do firefly, mas, além do turbocompressor, traz como diferenciais um cabeçote com quatro válvulas por cilindro (contra duas do Firefly) e injeção direta de combustível. Mais detalhes do funcionamento, você pode ler aqui.
Leia também: Novo Jeep Compass capota em teste e deixa ver o tanque de ureia
As variantes diesel receberão o motor 2.0 MultiJet turbodiesel recalibrado, que passará dos atuais 170 cv para mais de 200 cv. Para manter os níveis de emissão dentro do especificado pelo Proconve L7, que deve entrar em vigor no próximo ano, o Compass diesel vai usar Arla 32 - que já é bem conhecido no mercado de ônibus e caminhões, por exemplo, e que você pode entender melhor o funcionamento clicando aqui.
O sistema é mais eficiente que o usado na composição atual do motor turbodiesel, que trabalha a recirculação dos gases de escape nos Jeep Compass e Renegade, além da Fiat Toro. Todos esses modelos e o Jeep de sete lugares, que será lançado no fim do ano, devem receber a nova tecnologia
Você também pode se interessar por:
Toyota Corolla Cross: os itens que o SUV terá e o sedan não
SUV chega às lojas em 25 de março. Veja qual versão venderá mais
Corolla Cross terá porta-malas menor no Brasil, mesmo com truque
Avaliação: como anda o Corolla sedan híbrido flex com etanol
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.