Novo Land Rover Defender híbrido diesel antecipa futuro das picapes no Brasil
A Land Rover apresentou na última quinta-feira (19) o Defender 2025 no Brasil. O modelo parte de R$ 786.381 na versão 90 X-Dynamic HSE e chega a R$ 939.450, na configuração 130 X. Dentre as novidades do modelo, a principal está na motorização que antecipa o que acontecerá com as picapes médias em nosso país.
Isso porque o Defender abandonou as configurações híbridas plug-in, e agora só conta com configurações híbridas leve por aqui. Ela une o motor diesel de 350 cavalos e 71,1 kgfm somado a um motor elétrico de 48V, dando mais eficiência e reduzindo as emissões causadas pelo propulsor.
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Esse motor a diesel somado a um pequeno motor elétrico deverá ser tendência entre as picapes nos próximos anos.
Para se ter uma ideia, em outubro, a Toyota apresentou a Hilux com o mesmo tipo de propulsão. No caso, ainda não para o Brasil, mas a picape que usa o 2.8 turbodiesel de 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque passou a ter a usina auxiliada do propulsor elétrico de 16 cv e 6,6 kgfm em alguns mercados, tendo um conjunto combinado que atinge 224 cv e 57,5 kgfm em determinadas condições.
E isso deve se replicar pelas demais picapes. Afinal, é uma solução menos custosa e que garante mais tempo de vida para a motorização a diesel, mesmo com as rodadas e novas fases do Proconve L8. A Fiat já aplicou em seus SUVs Pulse e Fastback uma tecnologia parecida para tê-los em 2025.
Modelos como Chevrolet S10, Nissan Frontier, VW Amarok e Mitsubishi Triton podem receber tecnologias parecidas com essa para contornas novas regras de emissão. E isso pode se aplicar até para modelos menores e mais citadinos, como a Fiat Toro.
A Fiat Toro, por exemplo, deverá unir o motor T270 de até 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque com um motor elétrico de 48V, dessa forma, a picape poderá ganhar até 30 cv a mais. A Mobiauto já explicou melhor sobre a futura Toro híbrida neste outro artigo. E isso ainda pode chegar as opções a diesel, seja da Toro, Rampage, Compass ou Commander.
Vale ressaltar que atualmente temos duas picapes híbridas no país: Ford Maverick que foi pioneira em nosso mercado, e a BYD Shark, que chegou neste ano por aqui. A primeira é híbrida plena, enquanto a segunda é do tipo plug-in, que vai à tomada.
E esse sistema deve ser o mesmo visto para a Ford Ranger em nosso mercado. A Ford já apresentou em outros mercados a Ranger PHEV que consegue entregar até 275 cavalos de potência e 70,3 kgfm de torque. A picape está cotada para chegar no nosso país no próximo ano, ainda que a marca não tenha confirmado sua presença nas lojas.
O Land Rover Defender ganhou novidades na motorização justamente para seguir em linha em 2025. E a proposta de unir o motor a diesel a um sistema elétrico leve, é a característica principal para homologação dentro do PL8, coisa que deve acontecer com as picapes médias a diesel em breve.
Jornalista Automotivo