Por que o Toyota Corolla perdeu uma versão híbrida para 2025?
O Toyota Corolla já está preparado para a linha 2025. A marca japonesa anunciou as novidades para o modelo, que é líder de seu segmento, e que ficou com o catálogo de versões reduzido após a perde de uma de suas versões híbridas para o ano que vem.
O Toyota Corolla sedan é vendido atualmente nas versões GLi, XEi, Altis Premium e Altis Hybrid Premium. As três primeiras opções são movidas pelo motor 2.0 aspirado de 167 cv de potência com gasolina e 175 cv de potência com etanol, enquanto o torque é de até 21,3 kgfm.
Você também pode se interesssar por:
- Toyota Corolla chega à linha 2025 com uma versão a menos; confira
- Por que o Toyota Corolla ainda não é ameaçado pelo BYD King
- Toyota Corolla híbrido 2024: o que você deve saber antes de comprar
- Toyota Corolla Brad Pitt: ainda vale comprar depois de 20 anos?
A versão híbrida usa uma motorização diferente. O motor 1.8 de 98 cv de potência com gasolina e 101 cv de potência com etanol e 14,5 kgfm de torque, e trabalha junto de um conjunto elétrico que entrega 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque. De forma combinada, a configuração entrega 122 cv de potência.
Desde o lançamento da atual geração no Brasil, o Corolla é vendido em suas opções híbridas. Com a virada para a linha 2025, a Toyota abriu mão da versão Altis Hybrid, que era a de entrada com essa tecnologia.
O motivo é simples: ela era a que menos vendia entre as duas. De acordo com os dados levantados pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), a opção híbrida mais cara vendeu 3.250 unidades durante o ano até o fim de novembro. Enquanto isso, a configuração eletrificada mais em conta cravou 774 emplacamentos.
O volume de vendas menor foi fator determinante para a marca abrir mão da opção e ganhar folego na fábrica. Isso pode ser revertido em mais unidades fabricadas do Corolla Altis Premium Hybrid, que é o mais buscado pelos brasileiros.
Mas ao que tudo indica, o sedan médio mais vendido do mercado pode ter seu volume de produção reduzido por mudar de fábrica. Desde 1998 ele é feito em Indaiatuba (SP) e agora mudará de cada, para Sorocaba (SP), onde também é fabricado o Yaris Hatch e será produzido o Yaris Cross.
Tendo de dividir espaço com os primos na nova fábrica, que está sendo ampliada, a Toyota pode ter escolhido encolher o catálogo de opções vendidas pelo Corolla no Brasil para que os outros produtos tenham bons volumes de produção também e, consequentemente, de vendas.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.