Por que o Toyota Corolla perdeu uma versão híbrida para 2025?

Sedan médio tinha duas opções com motorização híbrida e deixou uma de lado para a linha 2025
Renan Bandeira
Por
19.12.2024 às 22:31
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Sedan médio tinha duas opções com motorização híbrida e deixou uma de lado para a linha 2025

O Toyota Corolla já está preparado para a linha 2025. A marca japonesa anunciou as novidades para o modelo, que é líder de seu segmento, e que ficou com o catálogo de versões reduzido após a perde de uma de suas versões híbridas para o ano que vem.

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O Toyota Corolla sedan é vendido atualmente nas versões GLi, XEi, Altis Premium e Altis Hybrid Premium. As três primeiras opções são movidas pelo motor 2.0 aspirado de 167 cv de potência com gasolina e 175 cv de potência com etanol, enquanto o torque é de até 21,3 kgfm.

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A versão híbrida usa uma motorização diferente. O motor 1.8 de 98 cv de potência com gasolina e 101 cv de potência com etanol e 14,5 kgfm de torque, e trabalha junto de um conjunto elétrico que entrega 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque. De forma combinada, a configuração entrega 122 cv de potência.

Desde o lançamento da atual geração no Brasil, o Corolla é vendido em suas opções híbridas. Com a virada para a linha 2025, a Toyota abriu mão da versão Altis Hybrid, que era a de entrada com essa tecnologia.

O motivo é simples: ela era a que menos vendia entre as duas. De acordo com os dados levantados pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), a opção híbrida mais cara vendeu 3.250 unidades durante o ano até o fim de novembro. Enquanto isso, a configuração eletrificada mais em conta cravou 774 emplacamentos.

O volume de vendas menor foi fator determinante para a marca abrir mão da opção e ganhar folego na fábrica. Isso pode ser revertido em mais unidades fabricadas do Corolla Altis Premium Hybrid, que é o mais buscado pelos brasileiros.

Mas ao que tudo indica, o sedan médio mais vendido do mercado pode ter seu volume de produção reduzido por mudar de fábrica. Desde 1998 ele é feito em Indaiatuba (SP) e agora mudará de cada, para Sorocaba (SP), onde também é fabricado o Yaris Hatch e será produzido o Yaris Cross.

Tendo de dividir espaço com os primos na nova fábrica, que está sendo ampliada, a Toyota pode ter escolhido encolher o catálogo de opções vendidas pelo Corolla no Brasil para que os outros produtos tenham bons volumes de produção também e, consequentemente, de vendas.

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