Novo Peugeot 2008: o que ele tem na Europa que queremos no Brasil

SUV está prestes a chegar no mercado brasileiro, mas já é vendido há um bom tempo na Europa
Vinicius Moreira
Por
07.07.2024 às 22:07
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SUV está prestes a chegar no mercado brasileiro, mas já é vendido há um bom tempo na Europa

O novo Peugeot 2008 talvez seja um dos lançamentos mais aguardados para o segmento dos SUVs compactos em 2024. A Mobiauto tem mostrado flagras e acompanhado de perto tudo que o modelo pode oferecer, mas o que o 2008 já vendido na Europa tem que nós queremos por aqui?

Vale lembrar que, de acordo com concessionários, o Peugeot 2008 deve estar na rede comercial para venda já no próximo mês de agosto. Com isso, algumas informações já não são mais segredo, apesar da montadora ter confirmado até agora apenas a presença da versão GT e do motor Turbo 200 – mesmo de Fiat Pulse.

Primeiro, vamos ao que provavelmente será repetido aqui no Brasil em termos de estratégia. Conforme divulgado pelo jornalista Marlos Ney Vidal, do Auto Segredos, o Peugeot 2008 será vendido no por aqui em três versões: Active (básica), Allure (intermediária) e GT (topo de linha), assim como é no mercado europeu.

Sob o capô, todas as versões terão o motor Turbo 200 (já confirmado na opção GT). O trem de força 1.0 turbo flex de três cilindros que oferta até 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque. O mesmo que equipa o Fiat Pulse, Fiat Fastback, Fiat Strada e Peugeot 208. O câmbio também deve ser do tipo CVT com sete marchas simuladas.

Em termos de visual, o SUV que é fabricado em El Palomar, na Argentina, e será importado ao Brasil, seguirá o mesmo design, principalmente depois das amostras divulgadas pela Peugeot antes do lançamento.

As dimensões também serão as mesmas: 4,30 m de comprimento, 1,55 m de largura, 1,55 de altura e 2,60 metros de entre-eixos. O porta-malas do 2008 europeu é de 434 litros de capacidade.

O que o Peugeot 2008 europeu tem que queremos por aqui?

Acabamento

As versões mais simples do 2008 brasileiro devem chegar com bancos em tecido, enquanto a opção GT deve receber couro, até mesmo para o revestimento do volante e manopla do câmbio. Na Europa, a versão topo de linha recebe o acabamento um pouco mais nobre em Alcantara.

Por falar em bancos, os assentos dianteiros são aquecidos e para o condutor ainda tem a opção de massagem e ajuste elétrico na versão GT. Itens que não devemos ter por aqui, para o modelo ter um preço mais competitivo.

Versão híbrida

Assim como na Europa, a Peugeot já comercializa a variante elétrica do Peugeot e2008 no Brasil – que inclusive terá novo visual também. A versão elétrica acaba de ser atualizada e chega com mais potência, totalizando 156 cv. Ainda importado, o SUV elétrico é equipado com bateria de 54 KWh e tem uma autonomia de 320 km já no ciclo do Inmetro.  

Agora, o que ainda não temos por aqui são as variantes híbridas do 2008. No Velho Continente, o SUV híbrido possui usina térmica a gasolina com motor elétrico trabalhando juntos, formando um sistema híbrido leve de 48V.

Ou seja, a parte elétrica trabalha basicamente nas partidas e velocidades de cruzeiro. São 136 cv de potência combinados e a transmissão é de dupla embreagem, com seis velocidades.

Preço

Para entender melhor o cálculo, adotamos Portugal como país base para calcular o valor do Peugeot 2008. Por lá, o SUV a combustão é vendido por:  22.685 euros (Active), 24.335 (Allure) e 29.585 (GT).

Com um salário mínimo de 820 euros em 2024, um cidadão português precisaria de pouco mais de 27 salários desse tipo para comprar a versão Active do SUV.

Já no Brasil, a precificação deverá ser entre R$ 130 mil e R$ 150 mil, acima de Fiat Fastback e Pulse. Considerando isso e o atual salário mínimo no Brasil, que é de R$ 1.412, um brasileiro precisaria de 92 salários para comprar a mesma versão de entrada.

Claro que esse cálculo não difere carga tributária, mas sim uma conversão direta. E não é um caso específico do Peugeot 2008, já que, de maneira geral, os veículos no Brasil são mais caros que os vendidos na Europa e em outros mercados.

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