Por que o Fiat Cronos ultrapassou o Pulse nas vendas?

Concorrência interna e novidades de motorização próximas podem ser os motivos
Diego Dias
Por
04.10.2024 às 20:08
Compartilhe:
Concorrência interna e novidades de motorização próximas podem ser os motivos

Faltam apenas três meses para o fim de 2024, mas as vendas de automóveis no Brasil ainda seguem nos causando algumas surpresas. Nesta semana a Fenabrave divulgou o balanço de emplacamentos de veículos em setembro, no qual o Fiat Cronos ultrapassou o Fiat Pulse no mês passado nas vendas, assim tem melhor saldo no acumulado deste ano.

Você pode se interessar por: 

Em tempos em que SUVs são mais procurados do que sedans, chama a atenção que o Fiat Cronos vendeu mais que o Pulse. Segundo dados da Fenabrave, o Cronos vendeu em setembro nada menos do que 5.828 unidades, um saldo um tanto positivo e que representa um número acima da média para o sedan, que em agosto emplacou 3.759 carros.

Para efeito de comparação, já o Pulse vendeu em setembro 3.325 unidades, média que por sua vez corresponde a um histórico linear para o SUV mais barato da Fiat. Na prática, o sedan vendeu 2.533 carros a mais que o SUV compacto, número este que foi suficiente para ultrapassar o Pulse no acumulado de 2024. Ao todo, o Cronos vendeu 28.983 unidades, enquanto o Pulse fica atrás por pouco com suas 28.640 unidades.

Um dos motivos que levaram a esse feito curioso em tempos que SUVs preenchem mais as ruas brasileiras do que os sedans (SUVs representam 48% do mercado contra apenas 7,65% dos sedans compactos) é porque, provavelmente, o Fiat Cronos teve contou com alguma promoção agressiva no período. Só olhar que o sedan teve quase 80% de seu volume emplacado em setembro voltado para vendas diretas.

Outra possibilidade do Pulse ter sido ultrapassado nas vendas pelo Cronos (algo que pode ser revertido facilmente pelo SUV nas próximas semanas) é que o modelo acaba dividindo as vendas no catálogo da Fiat com o Fastback, que tem o apelo de ser um SUV cupê, embora seja mais caro. No mês de setembro, o Fastback emplacou 3.808 unidades – ou quase 500 carros a mais que o irmão menor.

Por fim, não podemos descartar que a procura nas lojas pelo Pulse tenha tido uma razoável diminuída nas últimas semanas, já que a versão com motor 1.0 turbo híbrida está em vistas de ser lançada.

Conforme apuração da reportagem da Mobiauto junto aos concessionários, seguindo o cronograma da marca italiana, o lançamento da versão híbrida do Fiat Pulse será agora em novembro, ou seja, no penúltimo mês deste ano. É importante lembrar que em 2023  a Mobiauto já tinha antecipado a chegada do Pulse híbrido. Além do compacto, o Fiat Fastback também deve ganhar o sistema.

Como será o Pulse híbrido?

Primeiro carro do grupo Stellantis a trazer o motor Turbo 200, o Pulse deverá passar a contar com o sistema híbrido leve, chamado de Bio-Hybrid pela marca, na versão topo de linha Impetus, que fica acima da Audace, Drive 1.3 CVT e Drive 1.3 manual, assim ficando abaixo apenas do Pulse Abarth 1.3 turbo flex.

Hoje o motor 1.0 turbo flex entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, que deverá aposentar o motor de partida e o alternado. Assim ele trará um pequeno motor elétrico, que pode gerar torque para o motor a combustão e energia elétrica para recarregar a bateria de 12 volts. Na prática o SUV híbrido-leve talvez não deve ganhar alguma atualização representativa de potência e torque, mas sim reduzir o consumo e emissões para, assim, atender as próximas exigências do Proconve PL8, que vai entrar em vigor a partir de 2025.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários