Novo Nissan Magnite: o SUV barato que queríamos contra Pulse e Kardian
Com mais de 50% do mercado brasileiro, o segmento de SUVs vem ganhando espaço a cada lançamento de um novo modelo. Na categoria digamos de “acesso”, temos hoje carros como Fiat Pulse e Renault Kardian, além do futuro Volkswagen A0 SUV que deve estrear ano que vem. Mas lá na Índia temos o Nissan Magnite, que acaba de ser atualizado e que sem dúvidas seria uma opção interessante para nosso mercado.
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Baseado na plataforma CMF-A+ (uma base estendida do Renault Kwid), o novo Nissan Magnite traz somente a chamada atualização de meia-vida para o mercado indiano. Com isso agora o SUV traz uma grade frontal mais larga que o modelo anterior, que soma ainda mais elementos cromados e em preto brilhante (o famoso black piano), passando ainda a ficar integrada aos faróis – que seguem bem estreitos, mas trazem uma nova assinatura em LED.
Na parte da frente o novo Nissan Magnite ostenta um para-choque com poucas mudanças, mantendo inclusive a luz diurna de LED em forma de letra “L” nas extremidades. A maior diferença para o modelo anterior é a proteção tipo “skid plate” na área central, que é pintada de prata. No entanto, o recurso é apenas estético e assim não é uma proteção inferior de fato, como em modelos 4x4.
A lateral, como é de praxe em atualizações de estilo mais contidas, não foi alterada em nada e assim tem poucas novidades. A única delas são as novas rodas de liga-leve com 16 polegadas, que têm acabamento diamantado – ao menos na versão mais cara. Já a traseira tem apenas lanternas com nova assinatura de LED, segundo a publicação Autocar India. A cor da carroceria batizada de Sunrise Cooper, um tom laranja, também é novidade.
Na cabine o novo Nissan Magnite trouxe poucas mudanças. Isso porque o SUV compacto trocou o revestimento totalmente preto do modelo antigo por uma combinação de interior em duas cores, preto e laranja, que segue aplicada nos painéis das portas, nos bancos e no console central. O volante, por sua vez, abandonou o acabamento em prata em favor de um tom preto mais sóbrio, enquanto o painel de instrumentos digital configurável com tela de 7 polegadas teve os gráficos atualizados.
Entre os equipamentos, o SUV compacto japonês manteve itens como multimídia com tela de 8 polegadas, saídas de ar-condicionado traseiras, ar-condicionado automático, câmera com visão 360 graus e carregador sem fio. Como principais adições, tem novos faróis automáticos, retrovisor fotocrômico, luz ambiente, novas portas USB tipo C, chave com partida remota, lembrete para uso de cinto de segurança e seis airbags.
Que tamanho é o Nissan Magnite?
Para quem não conhece o Nissan Magnite, o modelo é um SUV compacto de 3.994 mm de comprimento, 1.758 mm de largura e 1.572 mm de altura, enquanto o entre-eixos é de 2.500 mm. Com isso temos um modelo um pouco menor que o Fiat Pulse em comprimento (4.099 mm x 3.994 mm) e no entre-eixos (2.532 mm x 2.500 mm). O Renault Kardian é ainda um pouco maior nessas medidas: 4.119 mm no comprimento e 2.604 mm no entre-eixos. Quando o assunto é porta-malas, o Nissan Magnite tem capacidade de 336 litros, contra 370 litros do Fiat Pulse e 358 litros do Renault Kardian.
Debaixo do capô tudo segue igual como antes, com o Magnite contando com duas opções de motor. O primeiro é o 1.0 aspirado de 73 cv e 9,8 kgfm de torque com câmbio manual ou automático de cinco marchas, enquanto o segundo é o 1.0 turbo a gasolina de 101 cv de potência e 16,3 kgfm, este com opção de transmissão manual ou automático do tipo CVT.
Apesar de não ser equivalente aos 1.0 turbo nacionais, o Magnite é leve e tem de 939 kg e 1.039 kg, dependendo da versão. O consumo também é destaque, indo de 17 km/l com câmbio CVT a 20 km/l com transmissão manual.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.