Novo Toyota Yaris Cross: o que o SUV tem de diferente para assustar rivais

SUV compacto chegará no próximo ano e quer ser o híbrido mais barato do Brasil
Vinicius Moreira
Por
04.10.2024 às 17:46 • Atualizado em 27.11.2024
Compartilhe:
SUV compacto chegará no próximo ano e quer ser o híbrido mais barato do Brasil

O Toyota Yaris Cross é um dos lançamentos mais aguardados do Brasil para o próximo ano. O SUV compacto da Toyota será menor que o Corolla Cross e terá preços mais acessíveis, ofertando versões apenas a combustão e híbridas.

Você também pode se interessar:

De início, a produção do Yaris Cross e até seu lançamento estavam previstos para esse ano. No entanto, junto do anúncio dos R$ 11 bilhões de investimento até 2030, a Toyota informou que produzirá um compacto híbrido flex em Sorocaba (SP): “com previsão de

O Yaris Cross será produzido no interior paulista ao lado do Toyota Corolla. Por chegar depois da maioria dos rivais, espera-se que a Toyota tenha mapeado bem o mercado de SUVs compactos para lançar seu novo SUV. Pois bem, eis alguns diferenciais que a Mobiauto entende de como o “mini RAV4” deverá chegar:

Visual familiar?

Quando as primeiras imagens do Yaris Cross começaram a surgir no mercado brasileiro, teve quem o comparou com o Toyota RAV4, como se fosse uma versão menor do SUV médio. Parecido ou não, esse tipo de comparação é benéfica para o modelo que está para chegar, pois é um produto posicionado abaixo comparado a outro modelo superior.

E não dá para negar que, diferente do Corolla Cross, o novo modelo tem linhas parecidas com as do irmão maior RAV4. Sejam no design dos faróis ou das lanternas, por exemplo. O Yaris SUV podia ter se inspirado também na parte interna para ser um pouco mais requintado...

Conjunto mais bem resolvido?

Como mostrado na imagem acima, o Yaris Cross já tem soluções que o Corolla Cross patinou um pouco para ter. O freio de estacionamento será eletrônico, e o modelo não passará perto de ter acionamento por pedal como o irmão maior que foi tão criticado e atualizado somente esse ano.

Outra solução melhor foi para a tal “marmita” do escapamento, que fica bem melhor escondida no SUV compacto.

Para os mais atentos, as dimensões do Yaris Cross são praticamente as mesmas de Nissan Kicks, BYD Yuan Pro e Hyundai Creta. E será nesse nicho em que o modelo vai brigar.

Por aqui, oferecerá suspensão do tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. É um conjunto comum de se ver nos concorrentes, com exceção de Caoa Chery Tiggo 5X e Jeep Renegade, e também dentro da marca: Corolla Cross e Corolla têm tecnologias semelhantes.

Espaço

 O Yaris Cross possui 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,62 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Números bons, principalmente quando o espaço entre os eixos está na média do mercado. O SUV compacto oferece 471 litros de porta-malas. Seu irmão maior, Corolla Cross tem 440 litros. Atualmente, somente Citroën Basalt (490 l) e C3 Aircross (493 l) tem maior capacidade no bagageiro.

Segurança e conforto

A expectativa é que o Yaris Cross já ofereça soluções como Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além das funcionalidades do oyota Safety Sense (TSS), como frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e ponto cego. Outros assistentes do pacote ADAS seriam diferenciais para o SUV que ainda pode ganhar seis airbags.

Margem de preço

A Toyota deverá partir dos R$ 130 mil e ter versões do Yaris Cross valendo até os R$ 170 mil, que é o preço inicial do Corolla Cross - notícia boa para o consumidor.

O SUV compacto será um dos mais novos projetos entre os concorrentes, e isso também é um ponto a favor. Junto dele, a Honda deve lançar o WR-V, e ambos foram destrinchados pela Mobiauto neste outro artigo.

Sistema híbrido do Yaris Cross

Enquanto a maioria dos concorrentes vai adotar o conjunto híbrido leve, ou seja, com pequeno motor elétrico para substituir o alternador e motor de partida, que auxilia nas saídas e acelerações, o Yaris Cross será híbrido flex pleno.

O que isso significa? O motor elétrico do SUV é capaz de tracionar as rodas em mais condições, garantindo um melhor consumo de combustível sem precisar de recarga externa como o plug-in.

Com exclusividade, a Mobiauto revelou em 2023, que o Yaris Cross deve chegar ao mercado brasileiro com as versões de entrada recebendo motor 1.5 aspirado flex no ciclo Otto, com potência de 106 cavalos e 14,3 kgfm de torque na gasolina e até 111 cv e 15 kgfm no etanol.

Já as variantes superiores vão combinar o mesmo 1.5, mas no ciclo Atkinson, que oferta 91 cv e 12,3 kfgm de torque, ao elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm. A Toyota não divulga o desempenho combinado do conjunto.

Para alimentar o motor elétrico, a bateria é 0,7 KWh, ainda menor que a célula de 1,3 KWh do Corolla. Porém, o Yaris Cross possui uma central de energia mais moderna, que economiza espaço e otimiza o fornecimento de energia.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários