Novo Peugeot 3008 tem desenho registrado no Brasil e pode ser nacional
A nova geração do Peugeot 3008 pode estar perto de chegar ao Brasil. O SUV teve seu desenho registrado no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), órgão que regula as patentes industriais no país. É normal que empresas façam esse cadastro mesmo que não tenha a intenção de vender o produto por aqui para proteger os direitos sobre o projeto.
Mas este caso é diferente. A Peugeot já vende o 3008 atual no Brasil e a nova geração tem bastante em comum com futuros carros nacionais. Ele é feito sobre a plataforma STLA Medium que dará origem à futura terceira geração do Jeep Compass, a ser feito em Goiana (PE).
Você também pode se interessar por:
- Novo Peugeot 2008 começa a ser fabricado; Stellantis promete mais seis lançamentos
- O que é e como funciona um airbag de carro? Tudo o que você precisa saber
- Motor THP, amado por fãs de Peugeot e Citroën, dará adeus após 20 anos
- Avaliação: novo Peugeot 3008 é o SUV certo com o motor errado
Curioso notar que o registro no Inpi foi feito não só do carro inteiro, mas também por peças, o que pode indicar até uma produção local. O que faria sentido, não só pela divisão de custos da plataforma, como para tornar o modelo mais atraente para o mercado brasileiro.
O 3008 tem uma versão elétrica, a E-3008 que consegue entregar uma autonomia de 700 km na versão de longo alcance com um motor dianteiro de 230 cv. A bateria neste caso é de 98 kWh. Há também uma opção com dois motores, um em cada eixo, que somados rendem 310 cv. Neste caso o alcance é de 525 km.
Há também uma opção micro-híbrida com motor 1.2 de três cilindros com 136 cv que conta com auxílio de outro elétrico de 29 cv que funciona em um sistema de 48V, que será usado no Brasil por Jeep Compass e Commander, mas ligados ao motor 1.3 turbo flex de 185 cv. A transmissão é automática de seis marchas.
Se vier mesmo a ser feito no Brasil, compartilhando a linha com os Jeep, o Peugeot 3008 poderá receber a tecnologia Bio-Hybrid, com sistema micro-híbrido de 48V ou híbrido plug-in, que estará disponível na próxima geração da dupla Compass e Commander.
Jornalista Automotivo