Novo Renault Duster: o que podemos esperar do SUV no Brasil
O novo Renault Duster chegará ao Brasil nos próximos anos, entre 2025 e 2026, e inclusive já foi flagrado em meio a vias brasileiras recentemente. A nova geração do SUV é vendida no mercado europeu desde o início do ano e assim já dá uma prévia de como o carro será por aqui.
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No entanto, o novo Renault Duster em si foi lançado de fato no velho continente só recentemente. Isso porque antes ele era vendido sob o nome de Dacia (submarca romena do grupo francês). A diferença mais marcante entre ambos, porém, é o logotipo. Mas afinal, como será o novo Renault Duster?
Design totalmente renovado
A nova geração trouxe mudanças visuais extremas em relação ao Duster vendido no Brasil, O design no geral é bem mais “parrudo” e “musculoso’, e toda a carroceria é ladeada por vincos, principalmente seus flancos.
A dianteira traz um design com um ar muito mais refinado. Ela é mais minimalista, muito graças ao novo conjunto de faróis afilados com assinatura em “Y” interligados a grade frontal, na qual está inscrita a logo “Renault”.
Atrás, as lanternas também trazem assinatura em “Y” e quase “invadem” a tampa do porta-malas. Os detalhes no parachoque e paralamas trazem detalhes que o deixam com um ar ainda mais aventureiro.
Interior mais refinado
Se tem algo que o Duster nunca pode se gabar é seu acabamento interno. A nova geração, no entanto, parece ter o necessário para mudar isso. O interior no geral é composto por linhas mais comedidas e refinadas.
Chamam atenção seu painel de instrumentos digital de 7 polegadas e a central multimídia de 10,1 polegadas com desenho voltado para o motorista. Há ainda a inscrição “Duster” em baixo relevo em seu painel.
Medidas e espaço interno
Em relação a tamanho, o novo Duster, apesar de ser uma nova geração, não é maior em todos os sentidos que seu antecessor. São 4,34 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,66 m de altura e 2,67 de entre-eixos, o que o faz ser menor em largura e entre-eixos.
O modelo será por aqui uma espécie de “irmão maior” do Renault Kardian e se colocará no mercado ao lado de SUVs compactos como Hyundai Creta e Nissan Kicks, com um porte maior que estes últimos.
Novo conjunto motor
No velho continente a nova geração do SUV foi lançada com três opções de trens de força, dentre as quais apenas uma tem chegada esperada ao Brasil. Seu nome é “E-Tech” e trata-se de uma usina híbrida plena (HEV), ou seja, que não precisa ser recarregada por meio de tomadas externas.
Se a suposição se confirmar, o novo Duster será o primeiro híbrido de sua montadora no Brasil. O conjunto motriz é composto por um motor 1.6 a combustão associado a dois elétricos, os quais desenvolvem 143 cavalos de potência.
A Mobiauto já informou, porém, que a marca francesa tem a intenção de desenvolver um propulsor 1.6 híbrido-flex para integrar o Duster por aqui. Caso isso aconteça estima-se que possa produzir até 150 cv e ter um consumo máximo de 20 km/l.
Preço
Para o mercado turco, a nova geração do SUV tem preços que partem de 1.249.000 liras turcas (cerca de R$ 216 mil na conversão direta). O preço do novo Renault Duster para o Brasil, todavia deve ser menor que esse, visto seu posicionamento de mercado já mencionado. Assim, deve ter valores entre R$ 140 e R$ 180 mil.