Novo Renault Duster vai subir de nível e será mais parrudo em nova geração

Bruto, porém refinado. Essa será a receita da Renault para a nova geração do SUV, que ficará maior para brigar com Jeep Compass e companhia
LF
Por
28.04.2023 às 18:00 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Bruto, porém refinado. Essa será a receita da Renault para a nova geração do SUV, que ficará maior para brigar com Jeep Compass e companhia

O Renault Duster foi lançado no Brasil em 2012, onde o mercado de SUVs compactos não tinha tantos concorrentes. Logo o SUV da Renault era o segundo mais vendido do país, ficando atrás somente do Ford Ecosport. 

Porém, aos poucos, o Duster foi perdendo mercado, e mesmo com um facelift recebido em 2015, o francês não conseguiu se recuperar, justamente pela chegada de vários outros modelos rivais na categoria. 

Você pode se interessar por:

A segunda geração veio em 2020, com a mesma plataforma e algumas mudanças estruturais e visuais, porém não conseguiu se recuperar no mercado. Hoje o SUV oferece duas configurações de motores, sendo para as versões de entrada e intermediárias, o 1.6 aspirado com 118/120 (G/E) cv de potência e 16,2 kgfm de torque – para ambos os combustíveis  

E na configuração mais cara, o famoso motor 1.3 turbo flex de 162/170 (G/E) cv de potência e 27,5 kgfm de torque, independentemente do combustível utilizado. 

Vale lembrar que o Duster é vendido na Europa como Dacia, marca de baixo custo da Renault para o Velho Continente, e foi justamente por lá que vazaram as fotos da nova geração do SUV percorrendo em testes, totalmente camuflado.

Ainda que esteja rodando com bastante roupagem, o protótipo não deixou de indicar que o novo Duster será mais robusto, e até mais refinado com freios traseiros a disco, por exemplo. 

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Além da novidade nos freios, pela primeira vez o Duster irá mudar de plataforma, e será construído sobre a base CMF-B, já presente em outros veículos da marca francesa na Europa, e que estreará no Brasil com o novo SUV da Renault que será lançado em 2024. 

Com a mudança, a nova geração do veículo deve mudar de patamar em termos de porte, se assemelhando muito ao Jeep Compass. Dessa forma, o SUV deve medir cerca de 4.440 mm de comprimento, 2.670 mm de entre eixos, 1.850 mm de largura e 1.650 de altura, assumindo o lugar do Renault Captur, e deixando espaço para o novo SUV compacto de entrada. 

Gostou e quer saber mais sobre a terceira geração do Renault Duster, inclusive quando ele chega no mercado brasileiro? Então aperte o play no vídeo e confira tudo sobre ele no quadro O Que Vem pra Pista: 

 Projeções: Kleber Silva/@kdesignag 

Comentários