Novo SUV da Toyota tem pegada de jipe e será um mini SW4

Montadora japonesa está prestes a iniciar produção de um novo SUV para o mercado
Vinicius Moreira
Por
29.07.2024 às 21:31
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Montadora japonesa está prestes a iniciar produção de um novo SUV para o mercado

A Toyota já se prepara para produzir um novo SUV, uma espécie de mini Toyota Fortuner que deverá entrar em produção em novembro deste ano. Ainda sem um nome oficial, o projeto é cotado para ser chamado de FJ Cruiser e estrear primeiro no mercado tailandês, segundo o site Autocar Índia.

O site indiano já tinha divulgado em 2023 que a montadora japonesa estava desenvolvendo um novo SUV. Agora, também há a confirmação de que o modelo usará a plataforma IMV, a mesma presente na Toyota Hilux e no SW4, que também é cotada para a inédita Hilux Champ para o Brasil.

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Com o visual caixote característico de um jipe, o SUV adota formas mais geométricas e uma frente com para-choque que sobressai aos faróis, os quais têm formado da letra C e integram a pequena grade em formato retângulo. Para otimizar o arrefecimento do motor, o novo modelo conta com uma entrada de ar no capô.

Nas laterais, o visual robusto continua por conta das caixas de rodas maiores, que na frente e na traseira são integradas ao para-choque. Na traseira, o SUV segue com o padrão da parte frontal, com as lanternas sem roubar muito espaço na traseira.

Mesmo esperado como uma versão menor do Fortuner, o novo SUV terá 2,75 metros de entre-eixos, o mesmo do SW4, mas tem 25 mm a menos que a picape Hilux. O novo Toyota ainda tem 1,83 m de largura, 1,85 m de altura e 4,50 m de comprimento, enquanto o Fortuner vendido atualmente em mercados do exterior tem 4,79 m de comprimento total.

Até o momento, a montadora japonesa não divulgou em quais mercados o possível FJ Cruiser vai chegar. Fica a expectativa de que o SUV possa desembarcar no Brasil no futuro. Por compartilhar a mesma plataforma que o SW4 e a Hilux, o modelo também pode receber algumas opções de motores.

A plataforma IMV comporta motores 2.4 e 2.8, ambos a diesel, sendo que este último é o utilizado no mercado brasileiro para a Toyota Hilux e o utilitário SW4. Tal motorização 2.8 turbodiesel entrega seus 204 cv de potência e 50,4 kgfm de torque.

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