Novo Toyota Yaris deixa de ser vendido por fraude em teste de segurança
O Toyota Yaris pode não ser um produto de peso como o Corolla é no guarda-chuva da marca japonesa, mas é estrategicamente importante em mercados emergentes.
Aqui no Brasil, segue a incógnita sobre a continuidade de hatch e sedan nas concessionárias, principalmente após a marca oficializar a produção de um SUV compacto híbrido flex - já apontando qual caminho quer seguir aqui -, e que pode até aproveitar a nomenclatura “Yaris” com adição do Cross.
Recentemente, na Ásia, a linha Yaris ganhou uma importante atualização. O novo Ativ, que é sobrenome da configuração sedan, diferente do hatch, passou a ser construído sobre a plataforma DNGA, uma simplificação da TNGA - da família Corolla - destinada a mercados emergentes, e que é administrada pela Daihatsu. Ela será base para o tal novo SUV nacional.
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Mas uma polêmica viralizou nos últimos dias: O novo Toyota Yaris Ativ deixou de ser vendido na Tailândia após constatarem uma fraude nos testes de colisão.
A descoberta veio por uma denúncia e, ao que parece, a subsidiária da Toyota para o mercado tailandês aplicou um novo acabamento nas portas do sedan que reforçava a estrutura e prevenia um possível acidente com a quebra da peça durante a colisão lateral.
O problema é que esse item não está nos produtos de fabricação em série e havia sido instalado apenas nas unidades de teste.
Toyota assume o erro
A Toyota assumiu o erro e, segundo o presidente-executivo da marca para a Ásia, Masahiko Maeda, o problema pode ter ocorrido por pressão para o lançamento do veículo, e o curto tempo de desenvolvimento do projeto. De acordo com a marca, logo que a Daihatsu descobriu a questão, denunciou aos órgãos regulamentadores e interrompeu a entrega dos carros afetados.
Ao todo, foram afetadas cerca de 88 mil unidades do Yaris Ativ e até mesmo o presidente global da Toyota, Akio Toyoda, pediu desculpas pelo caso. Até o momento não há previsão de quando o veículo retornará as lojas por lá.
Vale lembrar, claro, que essa denúncia não envolve a família Yaris vendida no Brasil. Tanto hatch quanto sedan são produzidos em Sorocaba, no interior de São Paulo, sobre a plataforma Toyota B, e não há ligações com a DNGA.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.