Novo Volkswagen Tiguan já tem data e local para fazer sua estreia

Perto de lançar, o novo Volkswagen Tiguan pode ser a arma que a Volkswagen precisa para se firmar entre os SUVs médios
DR
Por
24.09.2024 às 12:35
Compartilhe:
Perto de lançar, o novo Volkswagen Tiguan pode ser a arma que a Volkswagen precisa para se firmar entre os SUVs médios

O Volkswagen Tiguan voltou ao mercado brasileiro no ano passado, porém parece já estar com os dias contados. Os alemães preparam o lançamento de um novo modelo, que substituirá o SUV grande tanto em mercados brasileiros quanto exteriores. Agora, este novo carro tem data e local para ser lançado.

 Você pode se interessar por: 

O modelo em questão se trata da segunda geração do Volkswagen Tayron, um SUV intermediário que atualmente é apenas vendido no mercado chinês. A ideia da VW é que o modelo se torne global ao ganhar uma nova geração. A estratégia em questão foi anunciada oficialmente pela marca no ano passado.

 

Mas quando isso acontecerá? Segundo a publicação Auto News, a partir de informações cedidas por revendedores norte-americanos, a nova geração do Tayon chegará em novembro, no Salão de Los Angeles.

O nome Tayron, porém, não deve seguir para a Europa e para as Américas - o que inclui o Brasil. Acredita-se que a nomenclatura usada continuará sendo Tiguan, visto sua tradição para veículos deste segmento.

Novo VW Tiguan no Brasil

Como já comentado, por se tratar de um produto global, é uma questão lógica prever que o modelo chegará ao mercado brasileiro. Além disso, vale lembrar que a Mobiauto revelou, de forma exclusiva, em março que as peças do carro já foram encomendadas pela VW para o Brasil.

Por aqui, a chegada do Tayron pode solucionar um problema dos alemães no que concerne ao segmento de SUVs. O VW Taos nunca chegou a emplacar o suficiente para incomodar o Jeep Compass por aqui. Já o VW Tiguan parece já estar defasado após chegar no ano passado.

 

O Tayron pode ser uma solução para substituir ambos, uma vez que têm variantes tanto de cinco quanto de sete lugares, além de versão cupê. Assim, poderá servir como uma arma para a VW repetir o sucesso que tem no segmento dos SUVs compactos, com o VW T-Cross e Nivus, e fincar de vez seu pé no segmento dos médios.

Quanto à mecânica, o modelo seguirá com a mesma plataforma, a MQB Evo, uma espécie de evolução da MQB convencional, a qual já está presente no Brasil há alguns anos, como VW Polo, Virtus e T-Cross.

 

O trem de força deve ser o 1.5 Evo2, que será fabricado futuramente em São Carlos (SP). O grande diferencial desta usina é unir o propulsor 1.5, de 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, a sistemas elétricos, para formar conjuntos híbridos, tanto plug-ins como híbridos leves.

Chama atenção a possibilidade de propulsor térmico pode ser associado a dois elétricos, configurando-se como um híbrido plug-in (PHEV) de até 272 cv. Assim, o novo Volkswagen Tiguan poderia chegar a competir não só com Jeep Compass e Commander, mas também com os chineses em ascensão, como BYD Song Plus e GWM Haval H6.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários