VW T-Cross picape: conheça o projeto que dá pistas da futura Tarok

Conceito traz base e componentes que serão compartilhados com futura picape
Vinicius Moreira
Por
24.09.2024 às 14:46
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Conceito traz base e componentes que serão compartilhados com futura picape

Um conceito de picape com base no Volkswagen Taigun foi revelado pela Skoda Auto Volkswagen Índia Private Limited. Para quem não ligou os fatos, o VW T-Cross é vendido como Taigun na Índia e a Skoda é uma subsidiária da montadora alemã. O projeto, apesar de um protótipo, mostra um pouco do que será a futura picape intermediária da VW, até aqui conhecida como Tarok.

Vale lembrar que o conceito foi produzido por estudantes da iniciativa da montadora na Índia. Para idealizar a picape, peças do VW T-Cross e do Virtus foram utilizadas, além do uso de impressora 3D para outros componentes.

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Outra semelhança é que assim como VW Polo, T-Cross, Nivus e Virtus, a picape também foi construída sobre a plataforma MQB-A0. A VW já revelou que sua futura picape será produzida justamente nessa base em São José dos Pinhais (PR), onde é fabricado o T-Cross.

Embora seja apenas um conceito, tem traços no projeto que veremos em nossa picape intermediária. Altura mais elevada do solo, novos acabamentos nas caixas de roda e pneus para todo terreno.

Sobre o lançamento da Tarok no Brasil, a Mobiauto trouxe com exclusividade quais são os planos da montadora alemã para picape.

Entre as novidades que podemos adiantar está um diferencial em relação a Saveiro: capacidade de carga. Conforme apurado pela Mobiauto, a Tarok feixe de molas no eixo traseiro, o que já adianta um reforço importante para levar peso na caçamba. A Strada já tem esse sistema e a ideia da VW é justamente superar os 720 kg de carga que a picape compacta pode levar.

Outra apuração da Mobiauto foi de que a Tarok será a “nova geração” da Saveiro. Claro que o nome Tarok ainda não está definido, assim como o trem de força da picape.

Entre as opções de motorização disponíveis para a picape estão o 1.0 três cilindros 200 TSI e o 1.4 250 TSI, ambos equipam as versões mais de entrada e de topo do SUV, respectivamente. Também há a possibilidade da picape receber o 1.5 TSI Evo2, uma evolução do power train alemão e que será produzido na unidade fabril de São Carlos (SP).

Projeção: Kleber Silva/KdesignAG

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