Novo VW Golf GTi está no Brasil, mas ainda não sabe se fica por aqui
A Volkswagen apresentou nesta quarta-feira (11) o novo Golf GTI. Modelo com visual alinhado com o europeu está em sua oitava geração e completa 50 anos de existência neste ano. Vale lembrar que o hatch saiu de nosso mercado há quatro anos, e segue ainda sem confirmar se volta para cá ou se acaba com as esperanças dos brasileiros.
AMobiauto já havia revelado que o novo VW Golf GTI estava entre nós e que seria apresentado no Rock in Rio. O modelo, de fato, apareceu, mas ainda sem a confirmação da Volkswagen de que será vendido por aqui.
Você também pode se interessar por:
- VW Golf volta ao Brasil em sua oitava geração com versão GTI de 265 cv
- Exclusivo: VW Virtus será fabricado no Paraná para abrir espaço aos híbridos
- Volkswagen Taos: por que atualização do SUV será adiada?
- Exclusivo: VW Tarok terá suspensão de Strada para levar mais carga
Vale lembrar que o segmento de hatches médios está quase extinto no Brasil. O último convencional foi o Chevrolet Cruze Sport6 que saiu de linha recentemente, por causa do fim dos estoques.
Um sopro de vida foi a chegada dos esportivos Honda Civic Type R e GR Corolla, mas ambos com preços inacessíveis, comparados aos praticados antigamente pelos hatches médios convencionais.
O VW Golf GTI, caso desembarque aqui no Brasil - e isso deve acabar acontecendo -, deve ter a mesma lógica de preços. Atualmente, os modelos japoneses ultrapassam a casa dos R$ 400 mil. E podemos esperar a versão esportiva do hatch alemão com preços entre R$ 300 mil e R$ 400 mil, pelo menos.
O Golf já recebeu uma atualização em sua oitava geração. Por fora, o Golf GTI recebeu um novo desenho de faróis e lanternas, ambos de LED. Destaque também para dupla saída de escapes e a permanência da assinatura GTI tanto na lateral como na tampa traseira abaixo do logotipo da VW.
Por dentro, o hatch recebeu algumas mudanças de acabamento, mas a principal novidade está na central multimídia de 10,4 polegadas ou 12,9 polegadas (nas versões mais caras). Foi incluído um assistente de voz que atua em conformidade com o ChatGPT integrado ao sistema.
Aos defensores dos comandos físicos, o volante tem opções de controle por botão em vez dos comandos sensíveis ao toque, utilizados atualmente no Jetta GLI vendido por aqui e que é motivo de reclamação de seus proprietários.
Além das atualizações visuais e tecnológicas, o Golf GTI recebeu a versão mais atualizada do motor 2.0 turbo a gasolina, tecnicamente chamado de EA888 LK3 evo4.
Um trem de força que oferece 265 cavalos de potência e 37,7 kgfm de torque e que trabalha junto do câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de sete marchas, banhada a óleo. Ou seja, nada de transmissão manual. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.