Novo VW Nivus GTS: o que o Polo GTS antecipa do inédito SUV cupê esportivo

Hatch esportivo nos dá uma noção do que esperar do inédito SUV cupê com motor 1.4 turbo
Diego Dias
Por
29.07.2024 às 21:52
Compartilhe:
Hatch esportivo nos dá uma noção do que esperar do inédito SUV cupê com motor 1.4 turbo

Desde quando foi lançado no Brasil em 2020, o VW Nivus ficou devendo uma versão de apelo esportivo e também o teto solar – esse último já parcialmente resolvido de forma extra oficial. Mas a primeira reestilização do SUV cupê não deve demorar para chegar e deverá trazer junto a esperada versão esportiva, o Nivus GTS.

Mobiauto avaliou recentemente o VW Polo GTS 2024, versão esportiva do hatch que sem dúvidas acaba antecipando muito da receita do futuro e inédito Nivus GTS, que é esperado para dar as caras ainda neste ano. Prova disso é que o SUV cupê esportivo foi flagrado recentemente em testes e com o tempo vem perdendo a camuflagem. Agora vamos ver o que o Polo GTS antecipa do futuro rival do Fastback Abarth.

Você também pode se interessar por:

Visual

Apesar de dividir a mesma plataforma e o interior com o Polo, o novo VW Nivus se desprendeu bastante do que temos no hatch quando pegamos suas dimensões e o design da dianteira e traseira, isso numa receita geral. Mas quando apontamos que o Polo GTS dará o caminho para o visual do novo Nivus GTS, isso quer dizer que a receita deverá ser basicamente a mesma – e que sem dúvidas é bem executada.

Com isso, podemos esperar que o novo Nivus GTS venha com elementos em colmeia tanto na grade dianteira quanto na entrada de ar inferior do para-choque, que por sua vez deverá trazer um desenho mais agressivo que o restante da gama do SUV cupê. Vale lembrar que, seja qual for a versão, o Nivus ganhará um redesenho em todas as variantes.

Além disso, podemos esperar a assinatura em LED na grade dianteira, algo que vem sendo costume nos últimos lançamentos da marca, à exemplo do Taos. Mas arriscamos dizer que esse elemento deverá estar presente ao menos na versão esportiva, ficando a dúvida se as demais trarão – o novo T-Cross 2025 mesmo ficou devendo.

Espere ainda por rodas de liga-leve de 18 polegadas, que deverão repetir o design atual, a não ser que a VW nos surpreenda. Na traseira, a reestilização deve trazer finalmente a lanterna interligada por um filete de LED tal qual como o VW Taigo – o irmão gêmeo europeu do Nivus. Por fim, um spoiler também é esperado, nem que seja na parte superior do vidro traseiro, solução diferente do Fastback Abarth, que traz aerofólio sobre a tampa do porta-malas.

Farol IQ.Light matricial

Assim como o Polo GTS, o novo Nivus GTS deverá contar com faróis com tecnologia IQ.Light. A questão é se a novidade será como o Polo GTS mesmo, que traz a tecnologia IQ.Light Matrix, que é capaz de desligar algumas porções dos LEDs para recortar carros que trafegam à frente do motorista no mesmo sentido ou que cruzam com ele no sentido oposto, o que evita o ofuscamento.

O mais provável é que venha com o sistema IQ.Light do VW Taos, que tem como apelo a regulagem do facho em altura e lateralmente, de acordo com as necessidades de iluminação da via e comandos da direção. O sistema também liga ou desliga o farol alto automaticamente e ajusta a intensidade da luz quando detecta outro veículo à frente ou vindo na mão oposta.

Motor 250TSI 1.4 turbo

Como adiantamos anteriormente, o novo VW Nivus GTS contará com o motor 250TSI segundo apurado com fontes ligados a marca. Assim o famoso propulsor 1.4 turbo flex, usado no próprio Polo GTS, bem como no Virtus Exclusive, T-Cross Highline e Taos, deverá continuar entregando seus a potência máxima de 150 cv e até 25,5 kgfm de torque. A transmissão deverá seguir automática de seis marchas, com paddle shifts. Resta saber se o ronco esportivo não será apenas emulado pelo sistema de som como no Polo GTS...

Dados de fábrica do atual Polo GTS apontam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,3 segundos e velocidades máxima de 206 km/h – dados de fábrica sempre com etanol no tanque. De qualquer forma, será um salto considerável frente aos dados do Nivus 1.0 turbo flex, que hoje faz de 0 a 100 km/h em 9,9s e alcança os 189 km/h de velocidade máxima.

Interior

A receita do mesmo interior do VW Polo para toda a gama Nivus deverá seguir, embora não seria surpreendente se o novo SUV cupê ganhasse uma central multimídia com display destacado do painel, como no novo T-Cross 2025. A questão é que a ambientação esportiva do Polo GTS deverá ser replicada no inédito Nivus GTS.

Assim podemos esperar o painel com partes macias ao toque numa fina camada, além da tradicional costura vermelha no próprio painel, bancos e volante. Pedaleiras esportivas, assim como a sigla GTS nos bancos, soleiras e volante também devem fazer parte do conjunto. No entanto, sem dúvidas o mais interessante é a adoção dos volantes com abas laterais bem mais generosas, que visam apoiar o corpo nas curvas.

O Painel de instrumentos de 10,25 polegadas deve aparecer com os grafismos em vermelho, enquanto a central multimídia VW Play terá como diferencial os modos de condução (incluindo o Sport) e a instrumentação extra com dados de pressão do turbocompressor.

Com a chegada do inédito Nivus GTS, o SUV cupê terá um reposicionamento em sua gama, com a versão esportiva fazendo o papel de topo de linha que antes era cumprida pela configuração Highline. O preço deverá ficar acima dos R$ 160.000, já que o Nivus Highline chega aos R$ 154.610 com o opcional do pacote bicolor.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários