Novo VW T-Cross 2025 terá mudança crucial em relação ao europeu
Bastante esperado para o ano passado, o Volkswagen T-Cross 2025 acabou com sua estreia adiada para ser lançado neste ano como uma das principais novidades da marca. O que sabemos é que o SUV compacto vai herdar parte da reestilização visual da versão vendida na Europa, mas com exceção de um componente: a lanterna.
Enquanto as lanternas do T-Cross que estreou na Europa em agosto de 2023 trouxeram um polêmico arranjo interno composto por um estilo em letra “X”, o T-Cross que será comercializado em terras tupiniquins seguirá outro caminho. É o que confirma o flagra publicado pelo perfil GeSSner Motors no Instagram, que traz fotos produzidas pelo Vinícius Paccola.
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Como pode-se conferir, a famosa lanterna inteiriça do novo VW T-Cross 2025 terá arranjo interno mais discreto, trazendo linhas retilíneas similares ao da configuração atual do SUV compacto e iluminação full-LED. Ou seja, esqueça o desenho em X do SUV europeu, que acabou causando polêmica entre os admiradores do utilitário. A alteração nessa região do carro do modelo brasileiro perante o europeu foi adiantada pela Mobiauto em setembro do ano passado.
O mais esperado é que as lanternas tenham a barra preta que interliga as duas peças atualmente funcional, deixando de ser refletora para ganhar também um ou mais filetes de LED. Sem dúvidas será um recurso para causar mais impacto visual no SUV e agregar valor.
Como será o T-Cross brasileiro
Assim como ocorre hoje, o T-Cross made in Brasil continuará maior que o SUV vendido na Europa, ou seja, deverá manter os 4.199 mm de comprimento, 1.568 mm de altura, 1.760 mm de largura e 2.651 mm de entre-eixos. O máximo que pode acontecer é ter um ligeiro aumento no comprimento com a chegada de novos para-choques – algo que já ocorreu em outros veículos da fabricante em reestilizações.
Mas falando de visual, o novo T-Cross 2025 contará com novos faróis, que passarão a ser dotados de iluminação 100% de LEDs desde a versão mais simples. A diferença é que as configurações mais básicas terão conjunto óptico tipo Ecoleds (por espelho), enquanto a mais cara (Highline 250 TSI) certamente adotará a tecnologia IQ.Light (com projetores) tal como o Taos. Não será surpresa ainda se a configuração mais cara passar a ser batizada de Exclusive como o sedan Virtus.
Os para-choques vão ganhar um redesenho razoável, com o dianteiro trazendo uma tomada de ar mais destacada e que resulta num desenho em “X” junto dos faróis de neblina, que mudaram de estilo e passarão a ser iluminados por LEDs. Espera-se que a grade frontal principal ganhe a barra luminosa como no Taos.
Motor do T-Cross 2025
Debaixo do capô o T-Cross 2025 será lançado com o conhecido motor 200 TSI, ou seja, com o 1.0 turbo flex três-cilindros de 116/128 cv e até 20,4 kgfm de torque, além do 250 TSI, formado pelo propulsor 1.4 turbo flex quatro-cilindros de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Ambos terão a transmissão automática de seis marchas.
Vale lembrar que existem chances do T-Cross 2025 surgir com uma versão 170 TSI, que nada mais é do que o motor 1.0 turbo recalibrado com menor potência e torque (até 116 cv e 16,8 kgfm). A importante versão híbrida flex eTSI ficará para uma próxima fase do T-Cross feito no Brasil, com lançamento esperado para 2026, no mais tardar 2027.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.