Novo VW Tiguan 2024: o que SUV ganha ou perde em relação ao antecessor

Como antecipado pela Mobiauto, a Volkswagen anunciou a pré-venda do facelift do Tiguan com algumas novidades; confira
Vinicius Moreira
Por
19.10.2023 às 13:44 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Como antecipado pela Mobiauto, a Volkswagen anunciou a pré-venda do facelift do Tiguan com algumas novidades; confira

O Volkswagen Tiguan Allspace está de volta. Se os fãs dos modelo ficaram decepcionados após o Tiguan sair de linha em 2021, agora já podem participar da pré-venda do SUV. Vale lembrar que, após a descontinuidade do Tiguan, a marca lançou T-Cross e Nivus , mas ambos posicionados abaixo do irmão. Para supri-lo, chegou apenas o VW Taos, mas longe do apelo do Tiguan.

Tiguan Allspace 2024, facelift da geração vendida anteriormente, está em pré-venda, sempre na versão única R-Line, com preço sugerido de R$ 278.990. Além disso, a montadora traz algumas novidades em relação ao Tiguan Allspace anterior.

Você também pode se interessar:

Para quem estava esperando o motor 2.0 TSI Turbo a gasolina com 220 cv, ao menos no nome ele será mantido. Entretanto, por conta da nova legislação de emissões de gases, a VW vai trazer ao Brasil um trem de força com 34 cv a menos que a versão anterior. O Tiguan 2024 terá o motor 2.0 turbo a gasolina da família EA888, com 186 cv de potência e 30,6 kgfm de torque.

Além disso, a tração integral 4Motion sai de cena para dar lugar a uma transmissão 4x2 convencional com tração dianteira.

Novos equipamentos

Anunciado pela VW como um SUV Premium, o novo Tiguan não foi beneficiado com tantas atualizações do ponto de vista tecnológico. Por outro lado, a estreia do sistema semiautônomo de nível 2 Travel Assist traz um afago. Para ficar mais claro, a função usa o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) em parceira com o assistente de permanência em faixa, integrado com o Stop&Go, o qual pode assumir os controles do carro, algo que o Peugeot 3008 deixou a desejar no teste feito pela Mobiauto.

A VW também trouxe para o novo Tiguan a frenagem autônoma, que já integra a versão topo de linha do Nivus. O sistema aciona a frenagem de emergência após detectar a presença de pedestres, tráfego cruzado, ponto cego e até durante o estacionamento, tanto para vagas paralelas como perpendiculares. 

Ainda na parte de segurança, o novo Tiguan traz controles de estabilidade e tração, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), frenagem automática pós-colisão, frenagem de manobra, assistente de partida em rampa (Hill Hold), controle de pressão dos pneus e bloqueio eletrônico de diferencial.

Não será dessa vez que os donos de Tiguan poderão usar a central Volkswagen play, aplicada no VW Jetta GLI. Apesar disso, o novo Tiguan é equipado com carregador de celular por indução, que é uma novidade entre os equipamentos, além de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Dimensões

Ao olhar o lado exterior do novo Tiguan Allspace R-Line, o que chama mais atenção é a dianteira. Novo design de grade, para-choque e faróis, assim como o uso do conjunto óptico com o sistema IQ Light matrix, outro item que é novidade para o SUV. A carroceria será a mesma do irmão mais velho produzido até 2021.

Há novidades também nas medidas para linha 2024. A nova versão tem 4,728 mm de comprimento, um aumento em comparação com os 4.701 mm da versão anterior. Os mesmos 2.790 mm de entre-eixos foram mantidos, diferente dos 10 litros a menos de volume no porta-malas, isso com a última fileira de assentos rebatida. Agora, na mesma configuração, o Tiguan comporta 700 litros.

Portanto, em resumo, o Tiguan AllSpace R-Line 2024 ganhou equipamentos de auxílio ao condutor e novo visual. Por outro lado, perdeu potência no motor e a celebrada tração integral.

Comentários